O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, "perdoou" nesta quarta-feira (26) a vida de dois perus, seguindo a tradição da véspera do dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá.No dia de Ação de Graças famílias se reúnem para jantar um peru assado. Cerca de 46 milhões destas aves foram mortas para a festa. Tradicionalmente, a data é associada às comemorações dos primeiros colonos europeus na América do Norte.
Outra tradição indica que na véspera da celebração o presidente americano deve perdoar a vida de um ou dois perus. A cerimônia conduzida por Obama nesta quarta foi a de número 67.Nela, Obama "perdoou" os perus Mac e Cheese, que serão levados a uma granja no estado da Virgínia, onde farão companhia a Popcorn, um dos perus sobreviventes do "indulto" presidencial do ano passado.
Durante a cerimônia foram feitas seguidas referências aos decretos de reforma migratória anunciados pelo presidente."Estou tomando uma decisão perfeitamente dentro do meu poder legal", ironizou Obama, referindo-se ao opositor Partido Republicano, que insiste em sua falta de autoridade constitucional para evitar o Congresso e fixar unilateralmente mudanças no sistema imigratório.O presidente anunciou na quinta-feira um conjunto de medidas que poderão regularizar aproximadamente 5 milhões dos 11 milhões de imigrantes sem documentos nos Estados Unidos.
O perdão presidencial aos dois perus, Mac e Cheese, "será sem dúvidas a ação mais comentada deste mês", disse Obama em meio a gargalhadas.O presidente afirmou estar consciente de que "muitos dirão que se trata de uma anistia. Mas não se preocupem, ainda existem muitos perus por aí", em outra referência direta ao Partido Republicano e à reforma migratória.Também nesta quarta Obama participou, junto com sua mulher Michelle Obama e suas filhas Malia e Sasha, de uma distribuição de comida para o jantar de Ação de Graças em um centro comunitário em Washington.
G1