Cidades

OAB se reúne com INSS para facilitar andamento de processos à distância

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) reuniu-se com representantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para discutir o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a implantação do projeto INSS Digital.

    “A intenção, com a expansão do projeto, é que a distribuição dos processos seja feita de forma mais uniformizada entre as unidades e, assim, diminuindo o tempo de atendimentos e conclusões dos processos”, explicou a chefe da Seção de Atendimento do INSS, Fabiana de Urzedo Hataqueiama.

    Normatizado pela Portaria Conjunta nº 1/ Dirat/ Dirben, de 12 de maio de 2017, o ACT é um acordo firmado entre o INSS, prefeituras, empresas, sindicatos e outras entidades da iniciativa pública ou privada. Em linhas gerais, permite que as entidades realizem o requerimento a distância para seus representados. Neste processo, se efetivam o protocolo, enviam e autenticam a documentação e cumprem eventuais exigências, totalmente pela internet.

    De acordo com o diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Flávio Preza Daltro, todas as medidas que visem a dinamizar e otimizar, não apenas o atendimento aos profissionais da advocacia, como também o resultado final do processo, fazendo com que o destinatário do benefício pleiteado possa ter uma resolução eficaz e rápida do procedimento instaurado são salutares.

    “Vamos estudar os pontos de dúvidas suscitados na reunião e, como auxílio dos membros das comissões de Direito Eletrônico (Codel) e de Direito Previdenciário, esclarecer ainda mais as facilidades que essa nova ferramenta trará para o dia-a-dia da advocacia previdenciária”, ressaltou.

    Gerente-executivo do INSS Cuiabá, Odair Egues destaca que a parceria com a OAB-MT é de grande importância e estreita o laço entre as duas instituições em relação ao atendimento à população.

    Também participaram da reunião realizada na OAB-MT a presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Emanuelle Moura Cuiabano; o secretário-geral da Comissão de Direito Eletrônico (Codel), Marcio Aurelio Antunes da Fonseca; o gerente-executivo substituto Eduardo Martins e a chefe do Serviço de Benefícios do INSS Cuiabá, Marley Rodrigues Viana Alonso.

INSS Digital

    O projeto INSS Digital consiste na adoção de uma nova forma de atender em que o cidadão que transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise de requerimentos com a distribuição e processos de forma eletrônica de uma unidade para outra. Abrange também o estabelecimento de ACTs para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos.

    Com isso, o segurado vinculado a uma das organizações signatárias do ACT pode fazer o pedido diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS.

    Também faz parte do INSS Digital a disponibilidade de novos serviços no Portal INSS, entre eles extratos que antes precisavam ser obtidos numa agência do INSS.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.