Orientação sobre as principais dúvidas em relação aos direitos e uma série de serviços estarão à disposição da população de Cuiabá nesta quinta-feira (9), das 9h às 16h, na Praça Alencastro, na região central da Cidade, em mais uma edição do Trabalho na Praça.
O evento integra a programação do Maio Trabalho, que contempla um mês inteiro de ações alusivas ao Dia do Trabalhador, e é promovido todos os anos pela Comissão de Direito do Trabalho da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
Neste ano, o Trabalho na Praça contará com orientação jurídica, emissão e documentos, jogos lúdicos e toda uma rede de serviços gratuitos.
As dúvidas mais recorrentes sobre direitos trabalhistas, previdenciário, de família, consumidor e outros serão esclarecidas pelos membros das comissões temáticas da OAB-MT. O cidadão também contará com o plantão do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da entidade para orientar sobre a conduta profissional e receber eventuais denúncias.
Apoiador do evento, o Procon Municipal realizará a entrega de cartilhas sobre direitos do consumidor. Os serviços do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Cuiabá e de Mato Grosso possibilitarão a realização e cadastro de Microempreendedor Individual (MEI) e ofertas de vagas de trabalho.
Promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), o Mutirão da Cidadania oferece a possibilidade de solicitação de segunda via do CPF, certidões (casamento, nascimento, óbito), fotocópia e plastificação de documentos e tirar foto 3×4.
Também, durante o evento, o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) fará a emissão da Carteira do Idoso. Os interessados em obter o benefício deverão levar os documentos pessoais.
Ainda, uma série de atividades lúdicas será desenvolvida durante o Trabalho na Praça.
Participam do evento: Procon Municipal, Sine Cuiabá, Sine MT, Sindnapi, Setasc, Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT MT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação dos Advogados Trabalhistas de Mato Grosso (Aatramat).