Muitas pessoas consomem determinados alimentos simplesmente pelos significados que eles carregam, quando o ideal seria comê – los pensando na nutrição do corpo, pois quando se come pela nutrição do corpo, a saúde agradece. Vamos ver alguns significados que são comumente associados a alguns alimentos:
Conforto, segurança…………………………………………Café, biscoito, chá
Férias …………………………………………………………….. sorvete,chocolate
Trabalho …………………………………………………………Arroz e feijão
Ociosidade ………………………………………………………Bolo, bolacha
Carinho ……………………………………………………………Chocolate, doces
Prestígio social …………………………………………………Bebida alcoólica
Assistir TV ………………………………………………………Biscoito, salgadinhos, pipoca
Amizade …………………………………………………………..Cafezinho
Mulher elegante……………………………………………….Salada, comida ligth
Cinema …………………………………………………………..Pipoca e refrigerante
Happy hour……………………………………………………..Bebiba alcoólica, refrigerante, porções
Domingo à noite…………………………………………………Pizza
Visita da casa da vó……………………………………………Bolo, docinho, refrigerante
Além disto, uma pessoa poderá enxergar o alimento como um paliativo para suas necessidades de companhia, de afeto, de relaxar, obter um pequeno prazer, ou por outra necessidade que não seja a de fornecer nutrientes para o organismo. Sempre que desejamos muito uma coisa, ela fica em primeiro plano na nossa cabeça. E, quando não a temos, nada mais consegue desviar nossa atenção. Quando finalmente conseguimos esse "Objeto de desejo", passada a fase de curti-lo, seja uma roupa nova, um livro ou qualquer outra coisa, ele perde sua " aura mágica".
A partir do momento que o possuímos ele deixa de nos atrair como antes. Assim, conhecido o mecanismo, por que não usá – lo a nosso favor? Experimente fazer o teste. É muito simples. Basta que você se proponha a ficar, frente a frente, com aquela guloseima que mais o " tenta" , durante apenas 5 minutos. Nesse tempo você deve olhar para ela, observá – la e concentrar toda a sua atenção nela. Pode até mesmo comê -la, mas não antes de passado os 5 minutos. Você verá que, ao final desse tempo, ela terá perdido sua capacidade de atraí – lo.
Observe que, durante esse tempo, muitos sentimentos, pensamentos e reflexões vêm à sua cabeça. Isso funciona como uma tomada de consciência que leva você a entender o porquê de desejar tanto aquilo. Quando você descobre essas razões, em geral percebe que elas não são tão fortes assim e que você, quase sempre, não consegue resistir só porque cede ao primeiro impulso de comer, por pura compulsão. Essa técnica faz com que você reavalie os significados que os alimentos têm em sua vida e faz também com que você seja livre para modificar esses significados, por opção, e não continuar sendo escravo desses conceitos por inconsciência. A alimentação não nos deve nada. Nós é que somos ingratos por tudo que a terra oferece e pela inadequada escolha dos nossos alimentos.