O Worlds 50 Best Restaurants, conhecido como “Oscar da gastronomia” vai eleger os cinquenta melhores restaurantes do planeta na edição de 2026 em novembro. A sede da vez é Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio.
A cidade vem se tornando um destino gastronômico e turístico para viajantes de todo o mundo, com diversidade culinária e hospitalidade refinada, como a própria organização do 50 Best destacou.
O diretor administrativo, Craig Hawtin-Butcher, afirma estar muito feliz com a escolha. “A história rica da cidade moldou a dinâmica do cenário gastronômico, que celebra tanto as tradições consagradas pelo tempo, quanto a culinária de classe mundial. Mal podemos esperar para reunir a comunidade culinária internacional nessa cidade que abraça e valoriza a cultura da comida”, declara.
Já Fakhry Alsarraj, diretor do escritório de eventos da cidade – parte do Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi – diz: “receber a premiação reflete o panorama gastronômico emocionante e em constante evolução dos Emirados. Também reforça a crescente reputação de Abu Dhabi como um destino culinário de referência, moldado por um cenário gastronômico diversificado, talentos locais e um forte compromisso com a busca da excelência em todos os níveis do setor de alimentação e hotelaria”.
Além da cerimônia, a parceria do 50 Best com o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi também renderá uma vasta programação de eventos, como o 50 Best Talks, o 50 Best Signature Sessions e o Chefs Feast.
No ano passado, Turim, capital de Piemonte, ,a Itália, foi o local escolhido para a premiação mundial.
Os melhores restaurantes do Brasil pelo 50 Best mundial
Atualmente, o Lasai, no Rio de Janeiro, é o melhor restaurante do Brasil, estando na posição 28. No ranking de 51-100 melhores, o paulistano TUJU é leva a melhor, na posição 70. Seguido por Oteque (81º), A Casa do Porco (83º) e Evvai (95º).
Em termos de melhores da América Latina, o Brasil conquistou seis posições entre os 50 melhores: Oteque (38º), A Casa do Porco (25º), Evvai (20º), Lasai (13º), Nelita (12º) e Tuju (8º).
Mundialmente, a América Latina também está em primeiro lugar, com o peruano Maido.
As melhores chefs da América Latina
No ano passado, duas brasileiras foram eleitas as melhores chefs da América Latina. Tássia Magalhães, do Nelita, foi consagrada como a número um quando o assunto é cozinha, enquanto Bianca Mirabili, do Evvai, foi aclamada como a melhor confeiteira da região.



