Desaparecidos da elite brasileira, os esquemas táticos com três zagueiros recuperaram o destaque na Europa. Além da Juventus, que aposta nesse modelo desde 2012, outras equipes têm resgatado o modelo aperfeiçoado na Itália, nos anos 1990. E o melhor expoente desse padrão é o Chelsea, líder do Campeonato Inglês, que às 18h de hoje (horário de Brasília) enfrentará o Tottenham, quinto colocado, para tentar estabelecer um novo recorde na competição.
Caso consiga os três pontos, o Chelsea alcançará a 14ª vitória seguida no Inglês, algo nunca antes registrado. A marca atual, de 13 triunfos em série, está dividida com o Arsenal, que estabeleceu o feito na temporada 2001/02. Para entrar para a história, o time treinado pelo italiano Antonio Conte tem um importante aliado: o esquema 3-4-3.
É bem verdade que o carismático técnico resgatou a confiança do elenco, mas a mudança do padrão de jogo do 4-1-4-1 utilizado no início da temporada para a formação com três na defesa tem feito a diferença. O líder do Inglês ganhou mais volume de jogo e aprimorou força ofensiva e compactação na defesa. O resultado: pode se tornar a primeira equipe a vencer a Premier League jogando com três zagueiros.
Fonte: SuperEsportes