Sentir-se bem, lindo(a), amado(a), saudável… Isso é autoestima, é amar-se, e para que tudo ocorra da melhor maneira precisamos nos fazer a pergunta: o que me faz feliz? Se quando veste uma roupa você se sente lindo e irradiante, e neste momento isso não ocorre, busque, lute para conquistar o que te faz feliz. O envelhecimento é um processo biológico que consiste no declínio das sinalizações moleculares que afetam vários sistemas fisiológicos interligados intrinsecamente.
A inflamação subclínica afeta diretamente as funções metabólicas que perdem a sua capacidade de resposta, refletindo em sintomas e doenças como obesidade, desequilíbrio parcial ou total do organismo. Quando pensamos que com o passar dos anos aumentamos gordura corporal e perdemos músculos, e que a nossa meta é o contrário: aumentar músculos e diminuir gordura corporal, precisamos minimizar essa inflamação crônica, que chamamos de metaflamação, que é um processo inflamatório de baixo grau e que afeta as funções de vários órgãos.
Equilibrar o nosso corpo é o primeiro passo para nossa saúde física, mental e espiritual, e tudo começa com o apreender a comer comida de verdade, a comida feita em casa, comer folhosos, legumes, frutas, arroz, feijão, carnes magras, lentilha, ervilha, grão-de-bico, castanhas, procurando produtos orgânicos na medida do possível. Vocês sabiam que comer tomates pequenos tipo cereja é melhor, pois como são menores é mais difícil a contaminação por agrotóxicos? Vocês sabiam que a sardinha é um peixe de boa qualidade, rico em ômega 3, e por ser pequeno tem menor risco de se contaminar com o mercúrio? Que a água filtrada em filtros de barro, aqueles das nossas avós, é excelente, pois a água é mais alcalina?
Lembrem-se que nossos avós tomavam chás, que é uma boa fonte de fitoquímicos, mas sem açúcar. Não temos que nos preocupar com o nosso corpo esteticamente, mas sim, se dentro do nosso organismo tudo está funcionando adequadamente, o intestino, o sono, a disposição, a memória, as articulações, tudo em perfeita harmonia, pois assim é a nossa essência, nós que comemos errado, dormimos pouco, não fazemos atividade física, trabalhamos muito, somos estressados e assim não temos um corpo, em todos os sentidos, que nos veste bem.