Nesta quarta-feira, em ondas de até 2 metros e formação regular em La Graviere, Hossegor, Filipinho frustrou a torcida local ao arrancar notas 8.50 e 9.97 dos juízes, deixando Jeremy em situação complicadíssima.
O francés nada pôde fazer para impedir o show brasileiro e, além de somar apenas 2.67 na melhor onda, cometeu uma interferência nos instantes finais da bateria.
Já os atletas Alejo Muniz, Adriano de Souza e Miguel Pupo foram eliminados da competição.
Alejo entrou em ação no primeiro duelo do dia e se deu mal diante do australiano Taj Burrow.
O aussie cresceu de produção na reta final da bateria e somou notas 6.17 e 7.33, contra 2.50 e 4.67 do brazuca.
Na nona bateria, Adriano de Souza também teve dificuldade para mostrar seu surf e perdeu para o norte-americano Brett Simpson por 13.77 a 12.16 pontos.
Em seguida, Miguel Pupo e Julian Wilson se enfrentaram pelo terceiro ano consecutivo na terceira fase da etapa francesa.
Julian havia vencido em 2011 e levou o troco no ano seguinte, mas voltou a superar o brasileiro, que até hoje só conseguiu uma vitória sobre o australiano na elite mundial, em 8 confrontos disputados.
Miguel lutou muito pela classificação e travou uma dura batalha com Julian. Com 7.33 numa esquerda e 7.93 num aéreo slob para a direita, o australiano colocou boa vantagem no placar.
Pupo, que tinha 7.60 na melhor onda, tentou a virada de backside nos minutos finais, mas caiu na finalização e descolou 6.70. O brazuca precisava de 7.67 para virar.
Ao término da bateria, a direção de prova optou por paralisar a competição devido às difíceis condições do mar. O brasileiro Gabriel Medina já estava pronto para ir à água, mas o ex-Top da elite mundial Micky Picon decidiu promover as baterias do King of the Groms enquanto as condições não melhoram.
Terra/Waves