Jurídico

O advogado e o imperador: a história de um heroi brasileiro

Gilberto de Abreu Souza Carvalho é advogado e escritor, com livros nas áreas de direito e gestão, além de vários ensaios e crônicas, apresentando nesse romance histórico "O advogado e o imperador" um pouco mais da questão do escravismo e da contribuição dos negros para a nossa nacionalidade e a luta de um grande personagem contra a escravidão no país.

O romance histórico traz a lume a vida do advogado abolicionista Luiz Gonzaga Pinto da Gama, que é o protagonista incontestável da história ao enfrentar desafios imensuráveis e reais, decorrentes da opressão e preconceito ao praticar a advocacia na época imperial.

O personagem Luiz Gama pode ser considerado como um herói sem arma de fogo, mas com duas outras armas poderosas, que eram a retórica e a caneta a pena, superando seus limites e os de seus pares, aceita a todos os desafios e segue adiante fazendo o melhor. Afinal, os verdadeiros heróis se mostram heróis na luta contra as circunstâncias reais e concretas, tomando para si os anseios e ideias de toda uma comunidade ou sociedade.

Após sua libertação e ida para São Paulo, Luiz Gama serve pessoalmente ao Conselheiro Francisco Furtado de Mendonça, chefe de polícia, magistrado e professor da Faculdade de Direito de São Paulo. Por intermédio do Conselheiro é nomeado escrevente da Secretaria de Polícia e passa a publicar livro de poemas e escrever como colaborador para periódicos.

Em São Paulo se regulariza como advogado solicitador, alguém conhecedor do direito e pode servir como advogado, pois não existiam profissionais formados nas faculdades de São Paulo e de Recife em numero suficiente para atender a população paulista.

Amigos seus colocaram anúncio do Correio Paulistano de 8 de janeiro de 1870: “Luiz Gonzaga Pinto da Gama – Encarrega-se de qualquer causa crime no Juízo desta cidade, assim como defesa perante o Júri, em qualquer município da Província. Também se incumbe de tirar os títulos, ou promover a solução de qualquer pendência administrativa, nas dependências da Capital. Pode ser procurado na casa de sua residência, à rua 25 de Março, número 99”.

Luiz Gama ainda tentou lugar na faculdade de direito de São Paulo, mas nem como ouvinte foi aceito, o que lhe fez desistir da curso de bacharelado e praticar a profissão como autodidata, fazendo-o com grande maestria como de conhecimento da posteridade trazida pela história.

Ao contar neste livro de romance histórico a vida do advogado abolicionista Luiz Gonzaga Pinto da Gama, o autor Gilberto de Abreu Sodré Carvalho nos brinda com a demonstração do protagonismo de Luiz Gama para a causa da liberdade racial no Brasil, reservando-lhe papel de protagonismo em detrimento a figura do imperador Dom Pedro II, retratando a terrível e absurda situação dos negros no século XIX no nosso país.

 

O advogado e o imperador: a história de um herói brasileiro.

Gilberto de Abreu Sodré Carvalho.

São Paulo: Duna Dueto, 2015.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.