Uma densa camada de fumaça encobriu Cuiabá no final da manhã desta segunda-feira (31). A quantidade era tão grande que afetou a visibilidade em vários pontos da cidade, além de causar desconforto e problemas de saúde.
A fumaça é decorrente das queimadas nos arredores da Baixada Cuiabana. Neste final de semana, diversos focos de calor atingiram Chapada dos Guimarães, com o fogo ameaçando inclusive edificações no Morro dos Ventos, uma das principais atrações turísticas da cidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, um vento em direção ao norte – que se intensificou no meio da manhã – foi o responsável por trazer a fumaça de Chapada para a Capital.
Além disso, as queimadas ainda não foram controladas no Pantanal Mato-grossense, que tem sido castigado pelos incêndios há cerca de um mês.
Desde janeiro até agora, os satélites já detectaram mais de 18,5 mil focos de calor no Estado.
Nesta segunda, o Inmet (Instituto Nacional de Metrologia) divulgou uma alerta laranja para Mato Grosso em razão da baixa umidade relativa do ar, que poderá variar entre 12% e 20%.
“Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz”, apontou o instituto.