Opinião

NUTRIÇÃO E ANSIEDADE

A ansiedade nos altera, para alguns a comida é a solução, come um salgado e não se sente saciado, come-se um doce e assim vai o tempo todo.

Quem nunca descontou sua raiva, angústia, medo em um prato de doce? Este alimento tem sua absorção imediata e por isso dá uma sensação rápida de bem-estar, de euforia. Além de oferecer muita satisfação pelo seu delicioso sabor, dá uma sensação de recompensa.

Isso anula a sensação ruim trazida pela ansiedade.

Ao comer doces, nosso cérebro libera dopamina, um neurotransmissor que gera prazer e apaga os sentimentos que a ansiedade nos traz. Pena que essa sensação é passageira e logo precisamos de mais uma dose de doce, virando um círculo vicioso.

Para domarmos essa situação temos alguns nutrientes que ajudam a liberar os neurotransmissores da tranquilidade, da calma. São o triptofano, a theanina, o magnésio, a taurina. Faça uso de chá preto, cereja, cacau, banana etc.

Receita

2 bananas bem maduras (nanica ou maçã) picadas. Polvilhe canela e cacau e leve ao forno para gratinar. Fica divino e nos acalma.

Faça também um chá preto adoçado com pouco açúcar de coco e tome quando se sentir ansioso.

A ansiedade atrapalha muito a nossa vida, por isso precisamos tratá-la, e a melhor forma é a natural, com alimentos.

Exercício físico também ajuda a liberar endorfinas e a diminuir a ansiedade.

Concluindo: mantenha esses alimentos em sua alimentação diária e faça atividade física regularmente.

Wania Monteiro de Arruda

About Author

Wania Monteiro de Arruda é nutricionista funcional, aficcionada em receitas saudáveis e saborosas, que divulga em seu site e no Insta

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do