Cidades

Número de mulheres que adotam sobrenome do marido no casamento cai 41,7% em MT

O número de mulheres que adotaram o sobrenome do marido no casamento caiu 41,7% em Mato Grosso. Segundo a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg-MT), o levantamento foi feito entre 2002, após a publicação do Código Civil que permitiu aos noivos adotarem o sobrenome do outro no matrimônio, e 2022.

Até 2002, o percentual de mulheres que adotavam o sobrenome do marido no casamento representava 75,87% dos matrimônios. A partir de então, iniciou-se uma queda.

Na primeira década desta mudança, 2002 a 2010, a média de mulheres que optavam por colocar o sobrenome do marido passou a representar 55,9%. Entre 2011 e 2020 este percentual passou a ser de 53,51%.

No país, a escolha tem sido cada vez mais pela manutenção dos nomes originais de família, representando um aumento de 194,5% desde a edição do atual Código Civil. Em 2002, esta opção representava 16,88% dos matrimônios.

Entre 2002 e 2010, a média passou a representar 21,6% dos casamentos realizados, enquanto que no segundo período analisado, 2011 a 2020, a média desta escolha passou a representar 33,58% das celebrações feitas nos Cartórios de Registro Civil do país. Em 2022, este percentual atingiu 49,72%.

Em relação a novidade introduzida pelo atual Código Civil brasileiro, que é a possibilidade de adoção do sobrenome da mulher pelo homem, apenas 1,05% dos maridos escolheram colocar o nome da mulher no momento do casamento, em 2022.

Segundo a Anoreg, a escolha dos sobrenomes do futuro casal deve ser comunicada ao Cartório de Registro Civil no ato da habilitação do casamento, quando são apresentados os documentos pessoais previstos em lei.

A pessoa que altera um nome deve providenciar a alteração de todos os documentos pessoais – Carteira de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, Passaporte, cadastro bancário, registros imobiliários e no local de trabalho. Caso não queira fazer a mudança, deverá apresentar a certidão de casamento quando for necessário fazer prova de sua nova identificação.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.