A epidemia de ebola já matou 4.877 pessoas, de um total de 9.936 infectadas, de acordo com o balanço divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (22). Os números referem-se aos casos registrados até o dia 19 de outubro. As ocorrências foram na Guiné, Libéria, Serra Leoa, Espanha, Estados Unidos, Senegal e Nigéria. Estes dois últimos países foram declarados livres da doença em 17 e 19 de outubro, respectivamente.
Na Guiné, Libéria e Serra Leoa, a transmissão continua intensa, de acordo com a OMS, principalmente nas capitais dos três países. A organização acredita que o número de casos ainda é subestimado, sobretudo na capital da Libéria, Monróvia.Nos Estados Unidos e na Espanha, onde houve trasmissões localizadas, autoridades continuam monitorando pessoas que possivelmente tiveram contato com os pacientes.
Na Espanha, a única paciente infectada por ebola teve o segundo teste negativo para a doença nesta terça-feira (21). Caso o país não registre nenhum outro caso de ebola nos próximos 42 dias, será declarado livre da doença.Veja detalhes dos locais com casos de ebola:
Guiné: Foram 1540 casos de ebola, entre confirmados, suspeitos e prováveis, que levaram a 907 mortes.
Libéria: Foram 4.665 casos da doença, entre confirmados, suspeitos e prováveis, que levaram a 2.705 mortes.
Serra Leoa: Foram 3.706 casos da doença, entre confirmados, suspeitos e prováveis, que levaram a 1.259 mortes.
Espanha: Houve apenas um caso confirmado, o da enfermeira Teresa Romero, que já foi curada.
Estados Unidos: Houve três casos da doença. Um dos pacientes morreu e duas enfermeiras continuam internadas.
Nigéria: Foram 20 casos de ebola, entre confirmados e prováveis, que levaram a 8 mortes. O país já foi declarado livre da doença.
Senegal: Houve apenas um caso da doença e o paciente se recuperou. O país já foi declarado livre da doença.
G1