Cidades

Número de mortes no trânsito caiu 22% em julho, afirma Haddad

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou neste sábado (17) que o número de mortes em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo registrou queda de 22% em julho, média superior à registrada nos primeiros seis meses do ano.

A queda coincide com o início da política de redução de velocidade máxima na cidade, que começou em 20 de julho com as marginais Tietê e Pinheiros. Depois, a Prefeitura reduziu a velocidade máxima de outras vias a 50 km/h.

"A média do primeiro semestre foi de 18%. A média de julho já passou para 22%. Então, teve uma melhoria mais acentuada em julho e como nós temos que reduzir 50% até 2020, acho que estamos no caminho certo. Temos que continuar perseguindo a meta e o trânsito melhora. É a única capital onde o trânsito está melhorando", disse Haddad.

A velocidade máxima permitida nas marginais Tietê e Pinheiros caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas passou a  60 km/h.

O prefeito disse ainda que a maioria dos "miolos de bairro" terá a velocidade reduzida para 40 km/h. "A maioria vai ficar área 40", afirmou.  Haddad disse acreditar que o momento mais agudo, crítico à redução da velocidade, já foi vencido, sobretudo com a queda dos acidentes, mortes e feridos.

Primeiro semestre
O número de mortes no trânsito caiu de 637 para 519 no primeiro semestre deste ano na cidade de São Paulo, de acordo com balanço divulgado em 29 de setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), uma diferença de 18,5%. 

Foram 118 mortes a menos em comparação com o primeiro semestre de 2014. A queda no número de mortes revelou-se em todas as categorias, segundo a pesquisa. Entre passageiros e motoristas, caiu de 115 para 85; entre pedestres, de  274 para 230; entre motociclistas, de 220 para 189; entre ciclistas, de 28 para 15.

A meta de São Paulo é reduzir a relação para seis mortes a cada 100 mil habitantes até 2020, de acordo como compromisso da cidade com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década da Segurança Viária.

Recorde
A redução da velocidade foi adotada porque o número de acidentes de trânsito com mortos na cidade de São Paulo voltou a subir  depois de seis anos consecutivos de queda na cidade de São Paulo.

Foram 1.114 ocorrências em 2013, contra 1.195 em 2014, alta de 7,2%. O número também é superior ao patamar de 2012, quando ocorreram 1.188 casos.

Uma das hipóteses estudadas pela Prefeitura para o crescimento de acidentes fatais é o aumento da velocidade dos carros, em função da diminuição dos congestionamentos.

A Marginal Tietê foi em 2014 a via com mais mortes em acidentes de trânsito na capital, com  40 casos. A Marginal Pinheiros vem logo em seguida, com 33 mortes.

Casa de Cultura
Neste sábado, o prefeito assinou o contrato de repasse de recursos de emenda federal para as obras de restauro da Casa de Cultura Casarão Celso Garcia, na região central da cidade.

A deputada federal e ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina e o secretário municipal de cultura Nabil Bonduki também participaram do evento.

O prefeito afirmou que a cidade de São Paulo é um lugar lembrado pelo trabalho, mas também precisa ser um espaço de moradia, lazer e cultura. "Essa região é muito carente em equipamentos desse tipo. Agora, vai poder ter no seu horizonte a possibilidade de um resgate importante que é devolver para a comunidade o que ela preservou, esse casarão", reforçou o prefeito.

Jacira dos Santos, de 60 anos e moradora da região, disse que essa é uma obra muito esperada. "Nós estamos esperando um espaço de cultura por aqui há muito tempo. Vai ficar muito bonito. Essa obra abandonada do jeito que está só acumula lixo e ratos", reforça.

O antigo casarão está localizado na Avenida Celso Garcia e integra uma Zona Especial de Preservação Cultural (ZPEC).

"Nós esperamos que, no próximo ano, a gente possa entregar para a comunidade e pra a região essa conquista", afirmou Luiza Erundina.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.