Plantão Policial

Número de homicídios cai 15% em 2016 e tem menor taxa em dez anos, diz Sesp

A taxa de homicídios em Cuiabá caiu em 2016 para 33,48 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), é a menor taxa para a capital dos últimos dez anos. Os dados compilados pela Coordenadoria Geral de Estatística e Análise Criminal da Sesp mostram que o número de assassinatos registrados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) caiu 15% de 2015 para 2016, passando de 232 para 197 ocorrências. De 2014 para 2016 a redução foi de 5,3%.

Em Várzea Grande a taxa de homicídios é de 45,33 para cada 100 mil habitantes, o menor dos últimos cinco anos. Em 2014 a taxa era de 84,66 para a mesma referência de habitantes, a maior dos últimos dez anos. A quantidade de pessoas assassinadas reduziu em 17% em 2016 na comparação com o ano anterior, baixando de 148 para 123 ocorrências. De 2014 para 2015 a queda foi de 34%. Os números não consideram as ocorrências de dezembro de 2016, cujas ocorrências ainda estão em contagem.

“Em Várzea Grande evitamos a morte de umas 200 pessoas. Essas vidas por si só justificam os investimentos em efetivo e equipamentos na Baixada Cuiabana. Os números estaduais sobre homicídios ainda não foram fechados mas estima-se que tenha caído cerca de 11%. As taxas reduziram, mas continuam altas, temos um longo caminho a percorrer. Contudo o importante é que os índices se mantenham em queda”, avaliou o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas.

A expectativa é de que após o fechamento dos dados de Mato Grosso a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes seja em torno de 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, próximo a média nacional.

“Em países como a Noruega, Áustria e Suíça o índice é de 1 a cada 100 mil habitantes, embora seja aceitável a taxa de 8 homicídios a cada 100 mil pessoas. Para se chegar a um índice desses, não só Mato Grosso, mas o Brasil precisa dar a mesma qualidade de vida aos seus cidadãos em saúde, educação, trabalho, moradia e saneamento básico, e o Governo de Mato Grosso tem avançado muito nessas áreas, o que tem contribuído, e muito, nos resultados obtidos pela Segurança Pública”, disse o secretário. (Com Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em