Política

Novos membros de CPI do Paletó devem ser escolhidos hoje pela Câmara

 Os novos membros da CPI do Paletó devem ser escolhidos nesta quinta-feira (3). O presidente da Câmara, vereador Misael Galvão (PSB), convocou uma reunião extraordinária do Colégio de Líderes para definir os nomes dentre sete vereadores que assinaram o requerimento de investigação e continuam na Casa.

A renomeação ocorre após a decisão do juiz Quarta Vara de Fazenda Pública, João Thiago de França Guerra, indeferir o mandado de segurança ingressado pela Mesa Diretora da Câmara. O magistrado rejeitou os argumentos no recurso de que a decisão do juiz Wladys Amaral, de 23 de agosto, com prazo de 48 horas, para reinstalação da CPI, é obscura.

Em nota divulgada ontem (3), após a sentença do juiz João Thiago de França Guerra, o presidente da Câmara diz que “a dúvida foi esclarecida pelo juiz João Thiago de França Guerra que determinou, que: ‘os membros da CPI devem ser escolhidos dentre os vereadores subscritores do requerimento original’”.

“Diante disso, o presidente da Casa de Leis cumprirá a determinação da justiça a qual respeita e, e em deferência ao Poder Judiciário, nomeará os membros para compor a CPI dentre os sete vereadores que efetivamente estão no exercício do mandato, para assim iniciar os trabalhos da mesma”.

Dois dos três componentes da CPI devem ser escolhidos. A presidência continuará a cargo do vereador Marcelo Bussiki (PSB), autor do requerimento que deu origem a investigação. Serão substituídos os vereadores Adevair Cabral (PSDB) e Mario Nadaf (PV), que respondiam como relator e membro do grupo, respectivamente, serão substituídos.

Do requerimento com nove nomes continuam na Câmara: Diego Guimarães (PP), Toninho de Souza (PSD), Dilemário Alencar (PROS), Sargento Joelson (PSC), Felipe Wellaton e Abílio Junior (PSC). Elizeu Nascimento (DC) foi eleito deputado estadual e Gilberto Figueiredo (PSB) está licenciado para o exercício de secretário de Saúde no governo Mauro Mendes.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões