A Toyota já prepara o lançamento do SUV Yaris Cross no Brasil. No fim de agosto a marca vai revelar detalhes do novo modelo, bem da produção na fábrica de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo.
Como a fabricante mantém total segredo sobre o novato, a reportagem do Jornal do Carro, do Estadão, buscou informações com concessionárias da marca. E apurou que o Yaris Cross será revelado para a rede em setembro e sua chegada às lojas deve ocorrer em outubro.
Assim, o início das vendas ocorrerá apenas no último trimestre. Dessa forma, a novidade também substituirá o atual Yaris, que deverá continuar em linha na versão hatch para atender outros mercados.
Aliás, os números de emplacamentos deixam claro que o Yaris está se despedindo do mercado brasileiro. Em junho, foram apenas 146 unidades do hatch e 122 do sedã.
Portanto, isso pode indicar que os volumes atuais correspondem a estoques antigos. Os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do Brasil.
Yaris híbrido
O novo Yaris Cross manterá o trem de força do modelo atual. As versões de entrada virão com motor 1.5 de quatro cilindros flexível que gera até 110 cv de potência e 14,8 kgfm de torque com etanol. O câmbio é o automático CVT que simula sete marchas.
Também haverá versão híbrida (HEV). O motor a combustão será 1.5 flexível Atkinson – em vez de Otto – e outro elétrico também de tração, além de uma pequena bateria.
Na Tailândia, o SUV (como o das fotos à esquerda) traz um quatro-cilindros a gasolina de 81 cv e 14,4 mkgf. Em conjunto com o elétrico, são 92 cv e 12,3 kgfm, respectivamente. Portanto, dá para supor que o híbrido brasileiro terá potência total em torno dos 120 cv.