Mundo Tecnológico

Novo smartphone gigante da BlackBerry é posto à prova

Design

Como poucos aparelhos da categoria, o telefone da BlackBerry conseguiu crescer em tamanho sem perder o conforto. O Z30 tem laterais arredondadas que encaixam muito bem nas mãos, embora o aparelho não seja muito fino, com 9,4 mm de espessura. O gadget traz ainda uma tampa traseira removível para a troca do micro chip e cartão de memória, mas bateria é selada.

Além da elegância esperada de um aparelho com foco corporativo, o BlackBerry Z30 aparenta ainda ter boa resistência. Ele é composto por partes de alumínio e um material muito semelhante a fibra Kevlar, material utilizado pela Motorola nos seus smartphones Razr.

Sistema operacional

Se, por fora, o novo top Z30 aparenta tudo novo, por dentro o dispositivo vem com o sistema BlackBerry OS 10.2 com a mesma interface e algumas pequenas mudanças nas funcionalidades. O aparelho ganhou um aplicativo- atalho para o BB Hub, que reúne as mensagens de textos, WhatsApp e outras redes sociais de seus contatos. Além disso, o usuário também poderar fazer o movimento de pinça na tela para exibir as notificações das pessoas favoritas.

Outro app que ganhou novidades foi o BlackBerry Messenger. Com o Z30, os usuários poderão fazer video conferências e inclusive transmitir a imagem da tela do celular. O recurso deve ser muito útil para quem deseja ensinar um amigo a fazer um determinado procedimento ou então mostrar dados disponíveis apenas no telefone de quem está transmitindo.

Na parte gráfica, o sistema recebeu uma quinta linha para preencher o espaço ganho com o aumento da tela, da mesma forma do que ocorreu na mudança do iPhone 4S para o 5. Segundo a fabricante, a sua plataforma agora será capaz de emular também apps disponíveis para o Android 4.1 (Jelly Bean).

Desempenho

A dobradinha da BlakcBerry na construção do aparelho e também no sistema operacional faz com que o Z30 traga uma experiência bastante fluida. O gadget conta com um processador dual-core Snapdragon S4 Pro de 1,7 GHz, superior ao presente no antecessor Z10, e que consegue encarar apps e jogos sem dificuldade.

O novo top de linha tem 16 GB de memória interna, com suporte a cartões microSD de até 64 GB, o que deve ser mais do que suficiente para guardar fotos, músicas e outros arquivos pessoais ou profissionais. O Z30 tem uma bateria de 2.880 mAh que, segundo a BlackBerry, aguenta até um dia e meio longe da tomada. Não pudemos ficar todo esse tempo com o aparelho para comprovar isso, mas a promessa é boa.

Câmera

O Z30 não apresentou avanços aparentes em relação ao seu antecessor Z10. O novo top da BlackBerry continua com um sensor traseiro de oito megapixels com flash LED e gravação em Full HD, além de um frontal de 2 MP para video chamadas em HD. O sistema também manteve as suas funções, como a Time Shift, que tira cerca de 5 fotos por segundo e oferece a opção de escolher o melhor rosto ou quadro.

Durante os nossos testes em um ambiente com luminosidade ruim, o aparelho teve um desempenho regular e não surpreendeu. Isso significa que o Z30 deve atender bem para fotos casuais e no dia a dia, mas não é um aparelho voltado para os amantes de fotografia.

Preço e custo-benefício

O avanço da BlackBerry com o Z30 é inegável. O celular é muito bonito e confortável, mesmo com sua tela bem grande, mas traz ainda o principal calo dos antecessores Z10 e Q10: a falta de aplicativos. Afinal, a loja virtual BB World não apresentou nenhum grande avanço desde o último lançamento da marca por aqui e o Z30 também não trouxe novos aplitivos nativos de grande expressão.

Outro fator que deve pesar na escolha do consumidor quando o aparelho desembarcar por aqui é o preço. Considerando que o Z10, atual top de linha da companhia no Brasil, chegou com valor de R$ 2,5 mil, é bastante provável que o novo dispositivo ultrapasse esse valor na sua estreia. Sendo assim, cabe ao consumidor decidir se vale a pena comprar um aparelho bonito, eficiente e altamente seguro, mas fraco em conteúdo.

TechTudo

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados