Na manhã desta segunda-feira (19), foi aberto no site da Secretária Estadual de Educação (Seduc), o sistema de solicitação de matricula para as escolas Estaduais e Municipais do estado. Mas, neste processo alguns pais enfrentaram dificuldades, como em casos em que a matricula foi confirmada no sistema, mesmo não havendo vaga nas instituições de ensino.
Arlete Abreu Araujo, 44 anos, procurou o Circuito Mato Grosso para reclamar, pois a vaga que havia conseguido pelo sistema da Seduc ontem, não teria validade.
Após realizar o cadastro de sua filha no portal da Seduc e confirmar sua pré-matrícula para a Escola Estadual Souza Bandeira, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, Arlete procurou a instituição para confirmar se a vaga estava garantida. No entanto ela foi surpreendida com a informação de que a vaga solicitada no sistema havia dado erro, pois a escola não teria ofertado essa vaga para a determinada série.
Outro Lado
Em contato com a assessoria da Seduc o Circuito Mato Grosso foi informado que o sistema de matriculas no site estava correto e que as vagas ofertadas foram preenchidas corretamente.
A orientação dada pela secretaria é a de que os pais que inscreveram seus filhos e tiveram a confirmação de suas vagas, devem comparecer nas escolas escolhidas na data marcada, com os documentos das crianças e realizar as matriculas.
Caso a escola se recuse a matricular o(a) aluno(a), alegando que a vaga não foi ofertada, os pais devem procurar Seduc para informar o acontecido.
Primeiro dia do sistema
O primeiro dia de matrículas pela internet na rede estadual de ensino registrou 23.409 solicitações para o ingresso de novos alunos. Estão sendo ofertadas 99.909 vagas em 500 unidades escolares cadastradas no sistema web.
Com isso, ainda existem 76.500 vagas disponíveis. As matrículas continuam até às 18h da quarta-feira (21). Este ano, pela primeira vez, as matrículas em 500 unidades escolares estão sendo feitas pela internet. Equipes técnicas estão monitorando o sistema com o objetivo de evitar um maior número de reclamações.
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) oferece um call center para o atendimento aos alunos ou responsáveis que tenham dúvidas de como proceder no processo da matrícula web. Estão disponíveis os telefones 0800 65 1717 e 3613-6393 das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Em algumas escolas, dependendo da série desejada não existe mais vaga. A orientação é procurar outra unidade próxima da casa do estudante.