Política

Novo pragmatismo de Dilma enfrenta teste difícil com recessão

O jornal destaca a situação econômica do país, citando perspectiva de recuo de 1% neste ano, desemprego em alta e inflação ao redor de 8%, quase o dobro da meta oficial.

O FT cita três razões para a "melancolia" do país, "após anos de crescimento rápido e crédito fácil". Diz que dois são externos: a desaceleração chinesa, que afetou os preços de commodities, e a previsão de aumento das taxas de juros nos Estados Unidos, que pode retirar liquidez internacional do país.

O terceiro fator resultaria de políticas de Dilma em seu primeiro governo, que o jornal chama de equivocadas.

"Acima de tudo, (o Brasil) está pagando o preço da aposta errada de Dilma, durante seu primeiro mandato, no chamado 'desenvolvimentismo'", diz o jornal.

Segundo o diário financeiro, o intervencionismo estatal baseado em taxas de juros artificialmente baixas, expansionismo fiscal, retorno limitado para investimento privado e preços baixos forçados de gasolina e energia se provaram "tóxicos".

"A boa notícia é que Dilma, pelo menos em parte, viu o erro de seus caminhos", diz o jornal, ao apontar medidas de austeridade anunciadas pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, para o país retomar o crescimento.

Além das questões econômicas, o FT cita o escândalo na Petrobras, que acredita ser "o maior da história nacional", com perdas estimadas em R$ 6,2 bilhões devido a corrupção.

Os dois temas, diz o jornal, corroeram a popularidade da presidente, que está "isolada".
"O mais impressionante é como Dilma permitiu que o poder escoasse por suas mãos. Cada reviravolta no escândalo da Petrobras tem visto aliados do governo na coalizão corroerem o poder do Executivo".

"Por ora, o pragmatismo econômico prevalece. Mas é uma questão aberta se ela (Dilma) será capaz de manter a nova ortodoxia, especialmente se a recessão se agravar. O escândalo da Petrobras… pode chegar mais perto da Presidência".

"Os protestos sociais estão aumentando. Uma coisa é clara: o restante do mandato de Dilma será certamente difícil".

Fonte: BBC BRASIL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões