Lançado no Brasil em junho, o novo Nissan Kicks foi eleito o Carro do Jornal do Carro 2026. O evento de entrega do troféu, que faz parte do Prêmio Mobilidade Estadão 2026, ocorreu na noite de segunda-feira, no Salão do Automóvel de São Paulo, que voltou após um hiato de sete anos.
Também foram premiados outros 29 produtos e serviços das trilhas Estradão, Mobilidade e MotoMotor, além do Jornal do Carro. Confira a cobertura completa, com a lista de todos os vencedores a partir da página 3 desta edição.
Diferentemente das demais categorias da trilha JC, que contam com votação popular e de especialistas convidados, o Carro do Jornal do Carro é escolhido exclusivamente pelo time da redação. Vale lembrar que na edição deste ano puderam participar veículos lançados até 31 de agosto. Por isso, o novo Honda WR-V e o Renault Boreal, por exemplo, não entraram na disputa.
Embora seja a nova geração de um modelo que já era oferecido no País, na prática o Kicks é um outro carro. Entre os destaques, o SUV compacto fabricado em Resende, no Rio de Janeiro, ficou maior e recebeu profundas atualizações.
Os avanços incluem desenho, motor e câmbio, bem como o acabamento e a lista de equipamentos. Isso inclui várias inovações eletrônicas, como as grandes telas no painel.
DUAS GERAÇÕES. Do anterior, que continua à venda com opção de entrada na linha, só restou o nome Kicks. Porém, essa ganhou o sobrenome Play para se diferenciar da nova.
A carroceria é totalmente nova. Além disso, é 6 centímetros mais comprida e agora tem 4,37 metros. Já o entre-eixos cresceu 5 cm, para 2,66 m e o porta-malas tem 470 litros de capacidade. Para comparação, no Jeep Compass, que é um SUV médio, são 2,64 m de entre-eixos e 410 l para bagagens.
Na nova geração, o Kicks tem motor 1.0 turbo flexível de três cilindros e 12 válvulas feito pela Horse. São até 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque gerenciados pelo câmbio DCT automatizado de seis marchas e duas embreagens.
Há três opções de modos de condução. Segundo dados da Nissan, a velocidade máxima é de 185 km/h. Além disso, com um litro de gasolina o Kicks pode rodar 11,7 km na cidade e 14,3 km/l na estrada, de acordo com informações do Inmetro.
A tabela vai de R$ 166.990, na versão Sense, a R$ 199 mil para a Platinum 220T.



