Mundo Tecnológico

Novo HDMI permite ver filmes do computador na TV

A tecnologia HDMI é o padrão mais popular de transmissão de áudio e vídeo que equipa, hoje, a maioria dos computadores vendidos no mundo. Mas você sabia que já há um substituto para ela, e que dispensa o uso de cabos? O HDMI wireless ainda está em fase inicial, mas já se mostra promissora para facilitar a conexão de múltiplas telas e beneficiar reuniões de trabalho e da escola. Veja como funciona.

O HDMI wireless usa uma rede sem fio criada por um roteador convencional para fazer a comunicação entre um computador, que tem o software adequado instalado, e um dispositivo HDMI, como televisores ou projetores. A vantagem é que a conexão é feita usando um protocolo que não precisa de Internet, ou seja, a transmissão de um filme em Full HD não diminui a banda disponível para navegação.

O problema é que, diferente do HDMI convencional, ainda não há um padrão universal de HDMI wireless utilizado pelas fabricantes. Elas, por enquanto, usam protocolos próprios de transmissão, o que dificulta a interoperabilidade entre diferentes softwares e aparelhos com HDMI conectados. LG, Sony, Philips e ASUS, por exemplo, usam formatos completamente diferentes.

Até o nome HDMI wireless perde o sentido se considerarmos que o padrão ainda não é unificado. Na prática, o que existe hoje são várias formas de espelhamento de tela do computador em outros displays, o que inclui também o protocolo Google Cast usado pelo Chromecast ou o AirPlay da Apple TV.

Um bom exemplo de como essa tecnologia pode ser fácil de usar é o Airtame, um dongle HDMI parecido com um Chromecast que trabalha com um software capaz de espelhar a tela de computadores Windows, Linux ou Mac em qualquer display com entrada HDMI. Um dos destaques da CES 2014 e com uma campanha de financiamento coletivo de sucesso, o produto está prestes a ser liberado para venda nos EUA e mostra um caminho possível para o HDMI wireless.

No Brasil, os produtos que oferecem HDMI sem fios vendidos ou têm origem duvidosa ou são caros demais, como o transmissor oficial da Sony para TVs Bravia. Em sites como o Mercado Livre, ele chega à casa dos R$ 1 mil. Por isso, se você precisa de um, vale a pena esperar um pouco mais.
Quando a tecnologia de transmissão de áudio e vídeo estiver padronizada, a tendência é que qualquer computador já venha com o sistema operacional preparado para espelhar telas em qualquer TV, projetor e até em outros desktops e notebooks. Será, então, praticamente o fim dos cabos emaranhados na sala de casa ou no escritório.

Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados