A nova geração do Hyundai HB20 se aproxima da estreia e isso é nítido devido à quantidade de flagras de carros de teste rodando pelo Brasil. A previsão é que o compacto, que figura entre os carros mais vendidos do País, seja lançado até o fim de 2026.
Para desvendar o que a camuflagem esconde, o Jornal do Carro encomendou uma projeção do novo HB20 a Rodrigo Losano, do canal Tudo de Carro, em parceria com o perfil especializado em segredos automotivos Placa Verde.
É sabido que a nova identidade visual do HB20 vai se aproximar do aspecto do novo i20, seu primo europeu. É possível verificar uma parte do desenho dos faróis tanto pelos flagras do HB20 2027 quanto nos do i20 rodando em testes na Europa.
Por isso, Losano destacou os faróis diurnos (DRLs) com formato em “V” nas extremidades. O conjunto óptico será interligado por uma moldura, que pode ser iluminada.
A grade hexagonal acompanha o HB20 desde a primeira geração e a aposta é que também esteja no novo modelo.
Na lateral, Losano optou por seguir o mesmo recorte de portas dos flagras do i20. Afinal, o futuro lançamento será maior. Conforme já publicamos, a linha 2027 irá resolver um dos principais problemas do atual modelo: espaço.
O hatch vai crescer, passando para cerca de 4,10 m de comprimento e quase 2,60 m de entre-eixos (atualmente, 4 m e 2,53 m, respectivamente). Segundo a nossa apuração, as versões de entrada terão calotas, e as mais caras, rodas de liga leve de 17 polegadas, que estão representadas nessa projeção.
Nos baseamos no i20 para desenhar a traseira e a expectativa é de que as lanternas vão percorrer toda a extensão da tampa do porta-malas e chegarão a invadir as laterais.
É um estilo arrojado, que faz sentido considerando que a Hyundai costuma ser ousada no design de novos modelos, como o Kona ou mesmo o novo Creta.
A capacidade do porta-malas deve saltar dos 300 litros atuais para um número entre 330 e 350 litros.
As configurações de topo também deverão ter faróis full LED, freios a disco nas quatro rodas e assistentes à condução. Controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento de ponto cego devem estar no pacote.
O novo Hyundai HB20 deve manter as opções de conjunto mecânico da atual geração. Assim, será lançado com motor 1.0 aspirado com câmbio manual de cinco marchas para as versões de entrada e 1.0 turbo com transmissão automática de seis velocidades para as configurações mais caras. Pode ser que adicione opção com sistema híbrido leve.


