"Com a formação do governo de união nacional, anunciamos o fim da divisão palestina, que tanto tem prejudicado a causa nacional", declarou Abbas na sede da presidência palestina em Ramallah (Cisjordânia), depois de dar posse aos ministros.Em Gaza, o Hamas elogiou o novo governo de união de 'todos os palestinos'.
A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) – liderada pelo movimento nacionalista Fatah de Abbas – e o Hamas assinaram em 23 de abril um acordo de reconciliação para acabar com a divisão política desde 2007 nos territórios palestinos.A Autoridade Palestina administrava as zonas autônomas, enquanto o Hamas dirigia a Faixa de Gaza, submetida ao bloqueio israelense.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu à comunidade internacional que"não se precipite" em reconhecer um governo palestino apoiado pelo Hamas."O Hamas é uma organização terrorista que pede a destruição do Estado de Israel', disse o primeiro-ministro, para quem a formação deste governo 'não vai contribuir para a paz, e sim reforçará o terrorismo".
G1