Pescadores consertam redes perto das ruínas de uma casa destruída por passagem do furacão Matthew em Les Cayes, no Haiti, na quarta (5) (Foto: Reuters/Andres Martinez Casar)
O furacão Matthew matou ao menos 39 pessoas, sendo 35 apenas no Haiti, disseram autoridades haitianas. Após atingir as Bahamas, a tempestade avança nesta quinta-feira (6) a caminho da Flórida, nos Estados Unidos.
O departamento de Defesa Civil do Haiti disse que 23 pessoas morreram na empobrecida nação caribenha, muitas delas atingidas por árvores e destroços e outras afetadas pela alta do nível dos rios. O Ministério do Interior e um prefeito local confirmaram à Reuters outras 12 mortes pelo país.
Outras quatro pessoas morreram durante a passagem do Matthew pela República Dominicana.
O Matthew é o furacão mais forte a atingir o Haiti desde a passagem da tempestade Felix em 2007. Na terça e na quarta o furacão atingiu Cuba e Haiti com ventos fortes e chuva torrencial, destruindo cidades, criações de animais e áreas de plantio.
A destruição no Haiti levou as autoridades a adiarem a eleição presidencial que estava originalmente marcada para domingo. Já os Estados Unidos se preparam para a chegada do furacão. Espera-se que o Matthew atinja a Flórida a partir da manhã de sexta-feira.
Fonte: G1