Mais de 100 pessoas foram vítimas de roubo e furto durante arrastão em um evento de música sertaneja, na Univag, em Várzea Grande, neste domingo (23). Oito homens e uma mulher foram detidos pela Polícia Judiciária Cívil, em posse dezenas de documentos, carteiras, cartões e bolsas, entretanto nenhum celular foi recuperado.
Segundo relato das vítimas, o objetivo principal do arrastão era o furto de aparelhos celulares. Em meio à multidão, os criminosos aproveitavam para se apropriar de celulares e carteiras, simulando esbarrões ou brigas.
Cinco dos presos pertenciam ao mesmo grupo, três em outro e um agiu individualmente. O primeiro grupo formado por Maycon dos Santos, Baroni Bispo Rodrigues Santos, Jonathan Sandro Batista, RaImundo Pinto Martins, Ricardo Cagome. Os cinco detidos são do Estado da Bahia, sendo quatro de Salvador e um de Feira de Santana. No flagrante se mantiveram calado. Eles foram autuados por roubos e formação de quadrilha.
O segundo grupo era composto por Alessandro da Silva Gomes, Clarice Santos Oliveira, Roberto Carvalho dos Santos Lins. O trio foi autuado por roubos, duas vezes. O nono preso é Silvio Felipe Daltro dos Santos, que agiu sozinho. Ele foi autuado por furtos.
Apenas com o gripo de cinco ladrões foram apreendidos vários documentos e cartões, totalizando 68 itens, além de outras apreensões catalogadas com os demais presos.
Conforme os policiais plantonistas, aparelhos celulares de vítimas não foram encontrados com os detidos e nem entregues posteriormente na Delegacia. Apenas três celulares, velhos e quebrados, foram apreendidos e pertencem aos conduzidos.
Os procedimentos foram confeccionados até a manhã desta segunda-feira (24), devido a quantidade de vítimas que compareceram à unidade. O sistema de boletim de ocorrência não apresentou queda, mas em razão da quantidade de vítimas e presos conduzidos foi priorizado a lavratura do auto de prisão em flagrante.
Conforme o delegado Sylvio do Vale, algumas vítimas que tiveram documentos extraviados foram orientadas a procurar a Central de Ocorrências, na Prainha, em Cuiabá, para registrar o boletim e também fazer o registro pela Delegacia Virtual, na internet.
Todos foram autuados por furtos e encaminhados ao Sistema Prisional de Várzea Grande.
(Com informações da assessoria)
Atualizada às 14h28