Nove mandados de prisões e de buscas contra integrantes de uma facção criminosa envolvida no homicídio contra o comerciante Josionaldo Ferreira de Araújo, de 46 anos, foram cumpridos nesta terça-feira (1°), em Cuiabá e em municípios do interior do estado. O comerciante foi morto em dezembro de 2022, após ser abordado por uma dupla criminosa na frente de uma das lojas que ele tinha no Shopping Popular.
Câmeras de segurança registraram o momento em que um dos criminosos atira contra Josionaldo. No dia do crime, um suspeito foi preso e o outro morreu no local. Segundo a Polícia Civil, a motivação do crime seria um acerto de contas.
O delegado titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcel Gomes Oliveira, afirmou que mesmo após a prisão de um dos executores do assassinato, a investigação teve continuidade para chegar a outros envolvidos no crime. Já nesta semana foi deflagrada a operação 'Unity' para identificar os demais suspeitos.
Uma análise de imagens do circuito de segurança foi feita pela Polícia Civil junto a depoimentos e outros materiais probatórios. A investigação apurou que a dupla chegou ao centro comercial armada e com a clara intenção de executar a vítima.
As imagens mostraram que os indiciados estavam a todo momento falando com uma terceira pessoa, em busca de informações sobre a vítima.
Em depoimento, o suspeito preso alegou que foi com seu ‘amigo’ ao local apenas para cobrar uma dívida e não sabia que seu parceiro na empreitada criminosa mataria o comerciante.