Política

Nove deputados estaduais mudam de partido em Mato Grosso

A janela aberta para a troca de partidos já se encerrou e na Assembleia Legislativa nove deputados titulares e um suplente mudaram de legenda, o que representa mais de 30% do Parlamento.

O PSD ficou com a maior bancada  da Casa, contando hoje com seis deputados. A sigla recebeu os deputados Dr. Leonardo, que deixou o PDT, além de Wagner Ramos e Ondanir Bortolini -o Nininho, ambos saíram do PR. Além deles, já integram a legenda social-democrata os parlamentares José Domingos Fraga, Gilmar Fabris e Pedro Satélite, que se mantiveram no partido.

Já o PMDB ficou com quatro deputados. Janaina Riva e Emanuel Pinheiro, que deixaram o PSD e PR, respectivamente, aderiram à legenda que tem ainda Silvano Amaral e Romoaldo Junior.

O PSDB recebeu dois novos parlamentares, sendo eles, Baiano Filho, que deixou o PMDB, e Jajah Neves, que atualmente ocupa a vaga do titular Saturnino Masson. A sigla tucana conta ainda com Wilson Santos, além do presidente da Assembleia, Guilherme Maluf.

O PSC – Partido Social Cristão – teve a adesão de dois deputados: Sebastião Rezende, que saiu do PR, e Pery Taborelli, que saiu do PV. Até então, a sigla não tinha representação no Legislativo.

O PSB conta agora com quatro deputados, tendo recebido a adesão do deputado Mauro Savi. Continuam no partido: Eduardo Botelho, Max Russi e Oscar Bezerra.

Os deputados José Carlos do Pátio, Wancley Carvalho, Dilmar Dal ' Bosco e Zeca Viana se mantiveram nos mesmos partidos, sendo eles, Solidariedade (SD), PV, DEM e o PDT. Atualmente, o PDT tem mais uma parlamentar que assumiu na vaga de Zeca Viana: Maria Izaura.

Janela

A mudança de partidos estava proibida desde 2007 quando foi editada resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proibia a troca de legendas, a menos que fossem para novas siglas ou em situações de perseguição. Porém, o Congresso Nacional promulgou a PEC que abriu uma janela pelo tempo de 30 dias para permitir as alterações sem perda de mandatos.

Com assessoria

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões