Os trens saíram do Porto de Santos nos dias 28 e 29 de janeiro e já estão no Porto Seco de Cuiabá. De acordo com a secretaria da Copa (Secopa), o processo de importação dos VLTs da Espanha para Cuiabá segue dentro do cronograma.
Ao todo, nove composições do modal já estão no pátio de estacionamento, localizado em Várzea Grande.
Logística
O processo logístico, elaborado e executado pela MAC Logistic, foi o mesmo do primeiro veículo, que chegou a Cuiabá em novembro de 2013. Os trens foram fabricados e embarcados pela CAF Brasil, uma das empresas integrantes do Consórcio VLT, e responsável pelo fornecimento do material rodante (trens e sinalização ferroviária).
Assim como nas viagens anteriores, as carretas trafegaram apenas durante o dia, a uma velocidade média de 40 km/h e monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o trajeto.
A distância entre Santos e Cuiabá é de aproximadamente 1.800 quilômetros. O trajeto percorrido do Porto Seco de Cuiabá até o Centro de Manutenções, em Várzea Grande, foi feito pela rodovia dos Imigrantes.
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande entregará ao Governo de Mato Grosso um total de 40 VLTs. Conforme o cronograma logístico, o último lote chegará a Cuiabá em maio próximo. Cada VLT é composto por sete (7) módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo), sendo 77 sentadas.
Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; com baixa emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos; além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao Centro Histórico de Cuiabá e ao Centro Político e Administrativo.