Para o governador a notícia vem em ótima hora. Ele destacou a importância das ambulâncias que prestam serviços em toda a região Metropolitana. "O índice de acidentes e atendimentos do Samu é muito grande. Trabalhamos muito junto ao Ministério da Saúde para conseguir recursos e outros meios para melhorar o atendimento para a população. Essa é uma grande notícia e vamos continuar trabalhando em busca de mais recursos", disse Silval.
De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues, a equipe da SES-MT está trabalhando com a finalidade de resolver os problemas que a gestão enfrenta; Os principais gargalos já estão próximo de solução como é o caso do SAMU-192, “todo o trabalho desenvolvido por nossa equipe permitirá a recuperação total dos serviços com automóveis melhor preparados e equipados. Aos poucos estamos conseguindo solucionar os nossos maiores obstáculos na área da saúde, mas para isto precisamos de tempo, determinação” disse o secretário.
Mauri lembrou ainda da necessidade de se promover mudanças dentro do SAMU com melhores remunerações para os profissionais e com mais condições de trabalho diante do volume de ocorrências que são atendidas diariamente. A entrega dos novos veículos será feita na primeira quinzena de junho.
A intenção do governo, conforme ressaltou o governador é implantar o serviço SAMU-192 em todos os municípios de Mato Grosso, mas isto demanda entendimento com o Governo Federal já que o SAMU é uma serviço compartilhado no financiamento entre Governo Federal, Estados e Municípios.”A Secretaria de Saúde do Estado já tem o projeto finalizado, e este entendimento estamos buscando no reforço da Rede de Urgência do Estado”, explicou o governador.
Fonte: Secom/MT