Quando o assunto é refrigerar os ambientes, o ar-condicionado e o ventilador ainda são os aparelhos mais utilizados, não é mesmo?
O problema é que o primeiro costuma turbinar a conta de luz, enquanto o segundo geralmente funciona com aquele barulho irritante. Ao pensar nisso, estudantes espanhóis desenvolvem um produto que promete acrescentar mais uma alternativa para amenizar o calor.
Trata-se da cerâmica de hidrogênio, um novo material que interage com a temperatura atmosférica. Assim, o produto promete resfriar o ambiente em dias de calor ao passo que isola o espaço no inverno.
A ideia ainda é um conceito. Mas, nos próximos anos pode ser possível encontrar essa parede, que refrigera, na loja de materiais de construção mais próxima.
Chamado de hidrocerâmica, o novo material de construção é formado por bolhas de hidrogel que interagem com o meio ambiente. O hidrogel é um insumo tecnológico com capacidade de absorver até 400 vezes sua massa em água.
Bolhas carregadas
Segundo o site de inovações Springwise, o novo material de construção pode ser 'carregado' por água e, em dias de calor, evaporar o líquido refrescante para dentro do ambiente.
Em sentido oposto, quando chove e a temperatura torna-se mais amena, as bolhas de hidrogênio são carregadas novamente de água e isolam a construção.
A ideia ainda é um conceito, mas não se admire se, nos próximos anos, você encontrar essa parede que refrigera na loja de materiais de construção mais próxima.
Terra