O trabalhador que solicitar o seguro-desemprego poderá informar dados da conta bancária de sua titularidade e preferência para receber o benefício. A nova possibilidade de pagamento abrange o seguro-desemprego nas modalidades formal, bolsa de qualificação profissional, empregado doméstico e trabalhador resgatado. A medida do Governo Federal entra em vigor a partir dessa sexta-feira (24.07).
“É mais uma opção para o trabalhador neste período de pandemia. A única exigência é que a conta bancária escolhida seja de nome do próprio beneficiário”, explicou a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego em Mato Grosso (Sine-MT), Simone Kohler.
Antes da medida, o benefício somente podia ser pago por meio de depósito em conta poupança ou conta simplificada para correntistas da Caixa Econômica Federal; por uso do Cartão Cidadão, com saque nos caixas eletrônicos de autoatendimento do mesmo banco; ou ainda presencialmente, nas agências da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação civil.
Estas opções continuam disponíveis, mas a partir da mudança, passa a ser permitido o pagamento por qualquer banco integrante do sistema financeiro brasileiro, por meio de transferência eletrônica bancária (TED) para depósito em conta corrente ou poupança de titularidade do beneficiado.
Para solicitar o benefício na conta bancária própria, o trabalhador precisará informar apenas, no ato da solicitação do benefício, o tipo de conta (corrente ou poupança), o número e o nome do banco, o número da agência com o respectivo dígito verificador (DV), e o número da conta de titularidade do trabalhador com o respectivo dígito verificador (DV).
É importante, no entanto, observar que não devem ser informados dados de contas salários, pois nestas somente podem ser realizados depósitos e transferências de empregadores cadastrados, segundo normas estabelecidas pelo Banco Central.
Atendimento
O trabalhador formal pode solicitar o seguro-desemprego de duas formas: pelo Aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" disponível na Play Store ou Apple Store, ou pelo navegador do seu Computador através do link: www.gov.br/trabalho.
Os trabalhadores podem enviar suas dúvidas sobre os procedimentos para habilitação do seguro-desemprego para o e-mail: seguro-desemprego@setasc.mt.gov.br. Foram disponibilizados ainda dois canais de atendimento telefônico: 3613-5719 ou 3613-5739. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente para tirar todas às dúvidas necessárias. A ligação é gratuita e os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30.
As alternativas virtuais estão vigentes mesmo quando o atendimento presencial estiver normalizado. Atualmente, as unidades Sine em Mato Grosso, localizadas dentro dos Ganha Tempo e no Centro Estadual de Cidadania (CEC) em Várzea Grande, estão fechadas para atendimento presencial.
Outros Serviços
Vagas de emprego – Para o atendimento ao trabalhador que procura por vagas de emprego estão disponíveis, de acordo com o perfil profissional, plataformas como: o portal Emprega Brasil, acessando o link https://empregabrasil.mte.gov.br/, ou pelo aplicativo de celular “SINE Fácil Trabalhador”.
Cadastro de vagas – Já os empregadores podem cadastrar suas vagas de emprego procurando o setor de captação e administração de vagas do SINE Matriz, através dos telefones: (65) 3613-5719/5739 ou fazer sua solicitação de abertura de vaga pelo e-mail: imo-sine@setasc.mt.gov.br. Além disso, as oportunidades também podem ser cadastradas por meio do portal do Emprega Brasil (https://empregabrasil.mte.gov.br/)
Para informações ou dúvidas o trabalhador pode entrar em contato:
-Enviar e-mail para: seguro-desemprego@setasc.mt.gov.br
-Chamada telefônica para os números: (65) 3613-5710 / 3613-5739
– Chamada telefônica para o número 158 – Alô Trabalho do Governo Federal