O novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta sexta-feira que o salário mínimo continuará a ter reajustes anuais acima da inflação. Mas Barbosa também afirmou que o governo vai propor ao Congresso Nacional uma nova fórmula de aumento entre 2016 e 2019.
No curto prazo, deverá ser uma boa notícia, porque o crescimento da economia foi baixo em 2014 e deverá ser baixo em 2015. Isso significaria um reajuste do salário mínimo, em 2016 e 2017, praticamente pela inflação.
No entanto, se o país voltar a crescer a taxas mais altas, como 3% ou 4%, uma nova fórmula resultaria num reajuste menor, ainda que ele fique acima da inflação.
A eventual mudança pode ser boa para tempos de crise, mas ruim para tempos de maior crescimento da economia.
Outro tema do “SBT Brasil” foi a declaração de Gilberto Carvalho ao deixar a Secretaria-Geral da Presidência. Ele disse que os petistas não são ladrões e rebateu críticas da oposição.
Gilberto Carvalho era o ministro mais petista e mais lulista do governo. Ficou 12 anos no Palácio do Planalto e sempre deu declarações que desagradaram a presidente Dilma, como ele mesmo disse nesta sexta.
Na despedida, ele fez, na verdade, uma defesa do PT e de Lula num momento em que o partido e o governo do ex-presidente são apontados como responsáveis pela crise da Petrobras e que podem ser alvos da operação Lava Jato. Segundo Carvalho, a oposição não teria autoridade moral para acusar o PT e o Lula ao falar de corrupção.
Fonte: iG