Nacional

Nova fórmula do mínimo pode reduzir reajuste real

O novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse nesta sexta-feira que o salário mínimo continuará a ter reajustes anuais acima da inflação. Mas Barbosa também afirmou que o governo vai propor ao Congresso Nacional uma nova fórmula de aumento entre 2016 e 2019.

No curto prazo, deverá ser uma boa notícia, porque o crescimento da economia foi baixo em 2014 e deverá ser baixo em 2015. Isso significaria um reajuste do salário mínimo, em 2016 e 2017, praticamente pela inflação.

No entanto, se o país voltar a crescer a taxas mais altas, como 3% ou 4%, uma nova fórmula resultaria num reajuste menor, ainda que ele fique acima da inflação.

A eventual mudança pode ser boa para tempos de crise, mas ruim para tempos de maior crescimento da economia.

Outro tema do “SBT Brasil” foi a declaração de Gilberto Carvalho ao deixar a Secretaria-Geral da Presidência. Ele disse que os petistas não são ladrões e rebateu críticas da oposição.

Gilberto Carvalho era o ministro mais petista e mais lulista do governo. Ficou 12 anos no Palácio do Planalto e sempre deu declarações que desagradaram a presidente Dilma, como ele mesmo disse nesta sexta.

Na despedida, ele fez, na verdade, uma defesa do PT e de Lula num momento em que o partido e o governo do ex-presidente são apontados como responsáveis pela crise da Petrobras e que podem ser alvos da operação Lava Jato. Segundo Carvalho, a oposição não teria autoridade moral para acusar o PT e o Lula ao falar de corrupção.

Fonte: iG

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus