Política

Nova diretoria da Assembleia toma posse dia 1º de fevereiro

A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, encabeçada pelo deputado Eduardo Botelho (PSB) toma posse no dia 1º de fevereiro para o biênio 2017/2019. A cerimônia ocorrerá no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, às 9h.  A chapa “União e Trabalho” foi eleita em setembro de 2016, sem concorrência, com votos de 21 dos 24 deputados.

Além de Eduardo Botelho, compõem a nova Mesa Diretora os deputados Gilmar Fabris (PSD), vice-presidente, e Max Russi (PSB), 2º vice-presidente. Guilherme Maluf (PSDB) vai ocupar a 1ª Secretaria; Ondanir Bortolini (PSD), a 2ª Secretaria; Baiano Filho (PSDB), a 3ª Secretaria, e Silvano Amaral (PMDB), a 4ª Secretaria

O deputado Guilherme Maluf (PSDB) deixa o cargo de presidente para assumir a função de primeiro-secretário do Legislativo estadual. Maluf ficou à frente da presidência no biênio (2015/2017). Já o deputado Eduardo Botelho, em seu primeiro mandato, assume o cargo de presidente pela primeira vez.

A eleição de Botelho representa continuidade do apoio da Casa ao governador Pedro Taques (PSDB), o que, em tese, lhe dá governabilidade para a segunda metade de seu governo. Taques assumiu o cargo em 2014 e teve apoio dos deputados com a representação de Guilherme Maluf como aliado político.

Botelho também foi um candidato aprovado pelo governador como catalisador de apoio ao Executivo, juntamente com o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), o líder oficial de Taques na Casa.

Ano Legislativo

A solenidade de abertura da 3ª sessão legislativa anual da 18ª Legislatura acontecerá no dia 2 de fevereiro, às 9 horas, no Plenário das Deliberações Renê Barbour. Na primeira parte, a sessão contará com a presença de convidados especiais e a apresentação da Mensagem do Poder Executivo estadual.

Na segunda parte da sessão solene, de acordo com o Regimento Interno, com a presença exclusiva de deputados no plenário, o presidente concederá às bancadas a palavra, pelo protocolo, a ser usada com vista ao acontecimento da instalação dos trabalhos legislativos.

Em relação às matérias em trâmite, a expectativa maior é a discussão e a aprovação das contas do governador Pedro Taques (PSDB), exercício 2015.

Em janeiro deste ano, a deputada Janaína Riva (PMDB) pediu vista da matéria. Os deputados devem ter na pauta para 2017 o projeto de lei que trata da redução dos gastos públicos. A matéria ainda não foi encaminhada à Assembleia Legislativa.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões