Mix diário

Nosso compromisso com a meta de inflação de 2% é inabalável, diz Andrew Bailey, do BoE

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla em inglês), Andrew Bailey, disse nesta sexta-feira, 9, que o compromisso do BC britânico com sua meta de inflação de 2% é “inabalável”, um dia após a instituição cortar seu juro básico em 25 pontos-base, a 4,25%, retomando o processo de relaxamento monetário iniciado no ano passado.

Em discurso feito durante conferência econômica na Islândia, Bailey comentou que a diversidade de opiniões no comitê de política monetária do BoE tem sido “fundamental” para ancorar as expectativas de inflação e garantir a estabilidade dos preços. “Usaremos cenários como veículos para explorar riscos em torno da linha de base e acomodar diferenças de pontos de vista no comitê”, prometeu.

A decisão de juros do BoE foi bastante dividida: cinco dos nove dirigentes votaram pelo corte a 4,25%, dois defenderam redução mais agressiva da taxa, para 4%, e outros dois argumentaram pela manutenção do juro, em 4,50%.

Bailey previu também que o ambiente econômico global provavelmente continuará “desafiador e menos previsível” do que no passado, mas descreveu o acordo comercial anunciado ontem por EUA e Reino Unido como uma “boa notícia”.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve