Mix diário

Nomeado para SEC, Atkins deve enfrentar perguntas sobre criptomoedas no Senado amanhã

Quando Paul Atkins, indicado pelo presidente Donald Trump para presidir a Securities and Exchange Commission (SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA), comparecer perante um comitê do Senado amanhã para sua audiência de confirmação, ele deverá enfrentar perguntas difíceis sobre criptomoedas, a abordagem da comissão para regulamentação e execução, e seus próprios potenciais conflitos de interesse.

Ao contrário de alguns dos outros indicados de Trump para cargos de alto escalão dentro da administração, Atkins não é estranho à agência que ele deve liderar. Ele atuou como comissário na SEC de 2002 a 2008. Ele também trabalhou anteriormente como funcionário de dois presidentes da agência.

Com base em seu tempo na comissão, Atkins é visto como um indicado que, provavelmente, não embarcaria em esforços significativos e controversos para escrever novas regulamentações ousadas, mas, em vez disso, se concentraria em proteções mais básicas para investidores e esforços para combater fraudes.

Há dúvidas sobre os recursos da SEC para apoiar esses objetivos, bem como sua determinação em fazê-lo, dados os relatos de que centenas de funcionários podem estar deixando o departamento e a decisão da comissão de recuar em vários casos de criptomoedas iniciados durante a administração anterior.

“Suspeito que os democratas concentrarão muitas questões no papel da SEC na proteção do consumidor e do investidor”, diz Chris Nevkinda do Cannon Financial Institute. “Desde a transição em janeiro, a SEC abandonou uma série de ações de execução direcionadas a vários negócios de ativos digitais, a saber, Coinbase e Ripple Labs.”

Essas ações ocorreram sob a liderança interina de Mark Uyeda, um republicano que retomaria seu papel como comissário se Atkins for confirmado.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve