Em Campinas, a seleção de José Roberto Guimarães perdeu o primeiro set por 28 a 26. O segundo também teve placar apertado, porém, desta vez, a favor das brasileiras: 26 a 24.
No terceiro set, a Rússia relaxou e o Brasil conseguiu vencer por 25 a 19.
Diante de um forte adversário, não dá para vacilar. As russas fizeram um bom quarto set e fecharam em 25 a 22.
No tie-break, com o incentivo da torcida, o Brasil impôs seu ritmo e garantiu a vitória com o placar de 15 a 8.
Nesta sexta, também em Campinas, as brasileiras bateram as polonesas por 3 sets a 1.
O Brasil enfrenta os Estados Unidos neste domingo, às 10h, no terceiro jogo do Grupo A. Rússia e Polônia fazem o último duelo.
DISPUTA
Esta é a primeira vez na história que o Grand Prix conta com 20 seleções. Elas foram divididas em grupos com quatro integrantes cada e se revezam durante três semanas. As equipes disputarão a fase classificatória entre si em seus respectivos grupos.
A cada semana, os adversários mudam. Na primeira fase, a seleção brasileira joga em três cidades. Além de Campinas, que recebe estes primeiros confrontos, os duelos serão em Mayaguez, em Porto Rico (de 9 a 11 de agosto) e na cidade de Almaty, no Cazaquistão (de 16 a 18 de agosto).
Nesta semana, o Brasil está no Grupo A junto com Rússia, Polônia e Estados Unidos.
Em Porto Rico, as meninas terão como adversárias a República Dominicana, a Bulgária e as donas da casa. No Cazaquistão, os confrontos serão contra Cuba, Holanda e também com o time local.
A cidade de Sapporo, no Japão, receberá a fase final do Grand Prix pela primeira vez. Disputarão esta etapa as cinco equipes mais bem colocadas na primeira fase e o Japão, já garantido por ser anfitrião das finais, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.
Fonte: Folha de São Paulo