Nacional

No Espírito Santo, chuvas deixam 294 pessoas desalojadas

 
A Secretaria Nacional de Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional, enviou avisos aos municípios sobre risco de inundação e deslizamento de terra. Os coordenadores da Defesa Civil dos municípios foram alertados sobre os procedimentos de avaliação das áreas afetadas e de acordo com o risco, a desocupação emergencial desses lugares.
 
Em nota, a Defesa Civil do Espírito Santo orienta a população sobre como se proteger, como dirigir-se para um local seguro, ficar atento a movimentação da terra. Outro alerta é que trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Nesses casos, abandone imediatamente a casa e procure um local seguro.
 
Se houver muita infiltração na casa e aparecerem rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, o morador deve deixar sua casa. É recomendado ter sempre em mãos os telefones da Defesa Civil municipal e, em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193. Evite áreas alagadas, terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, pois podem causar acidentes graves.
 
Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para a casa. É necessário limpar os locais atingidos pela água e lama. Se a casa ficar destruída durante a enchente, não volte a construir no mesmo lugar, porque pode ocorrer um novo desastre.
 
Agência Brasil

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus