Na partida de ida, disputada há uma semana no estádio Vicente Calderón, os dois times empataram em 1 a 1, com direito a gol do craque brasileiro, que havia acabado de entrar na partida, aos 21 minutos do segundo tempo.
Segundo os jornais espanhóis, desta vez Neymar deve ser relacionado como titular, substituindo Pedro – se isso ocorrer será primeira vez que ele ganhará do técnico argentino Tata Martino uma chance entre os 11 iniciais em jogos oficiais pelo Barcelona. Assim, ele poderá fazer a sonhada dupla com o melhor do mundo Lionel Messi, algo que pouco ocorreu até agora mesmo em amistosos.
Oficialmente, Martino faz mistério. Na visão do treinador, o brasileiro ainda precisa evoluir fisicamente antes de ser exigido ao máximo:
– Também tenho vontade de ver Neymar ao lado de Messi, mas todo jogador passa por um processo. Quero que ele jogue mais 10 ou 12 anos, não que resolva só um jogo. Quero que ele esteja bem e que a gente sinta que o está ajudando. Estamos lidando com o caso da melhor maneira possível.
O argentino também negou que Neymar esteja ficando bravo por amargar o banco mesmo com boas atuações:
– Esse é um tema que os jornais gostam e que agrada as pessoas. Ele tem um comportamento impecável, conversamos bastante e é normal que queira jogar, seja um astro ou não
O Barcelona leva o título da Supercopa da Espanha em caso de vitória ou empate por 0 a 0. Nova igualdade por 1 a 1 manda a decisão para os pênaltis, enquanto qualquer outro placar dá a taça ao Atlético de Madrid.
Apesar do favoritismo natural, os catalães sabem que o confronto não deve ser fácil. No primeiro jogo da final, por exemplo, o Barça teve evidentes dificuldades para furar a defesa colchonera e poderia ter sofrido o segundo gol. O time ainda conta com um ex-astro culé, David Villa, e quatro brasileiros em seu elenco: o zagueiro Miranda, o lateral Filipe Luis e os atacantes Diego Costa e Leo Baptistão – esse último, parceiro de ataque de Neymar na infância, quando ambos defendiam a Portuguesa Santista.
Vale lembrar ainda que o Atlético venceu as cinco últimas finais de mata-mata que disputou (Liga Europa 2009/2010 e 2011/2012, Supercopa da Europa de 2010 e 2012, além da Copa do Rei em maio). Por outro lado, perdeu as últimas sete partidas que fez contra o Barcelona no Camp Nou. Os donos da casa contam com Neymar para ampliar ainda mais esse histórico.
R7