Mix diário

É necessária postura gradual e cuidadosa em relação a cortes de juros, diz Dave Ramsden, do BoE

O vice-presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Dave Ramsden, defendeu uma postura “gradual e cuidadosa” no que diz respeito a mais cortes de juros pelo BC britânico. Segundo ele, no entanto, a queda dos juros não precisa ser necessariamente lenta.

“Poderá haver circunstâncias em que uma descida mais lenta do que o esperado seja justificada, mas também haverá momentos em que as condições exigirão que o ritmo seja acelerado”, disse Ramsden em discurso preparado para evento na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, nesta sexta-feira, 28.

Ramsden disse também acreditar que os riscos para a meta do BoE de atingir inflação de 2% não sejam mais apenas para baixo. “Acho que (os riscos) são bilaterais, refletindo o potencial de cenários mais inflacionários assim como desinflacionários”, afirmou, acrescentando, porém, que o processo desinflacionário do núcleo da inflação “segue intacto”.

No último dia 6, o BoE cortou seu juro básico em 25 pontos-base, a 4,50%, na terceira redução da taxa desde que iniciou um ciclo de afrouxamento monetário, em agosto do ano passado.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve