Mundo Tecnológico

NASA pode enviar plantas vivas para Marte em 2020

 
Com o projeto, os pesquisadores da Ames Research Center propuseram o MPX (Experimento com plantas em Marte), que tenta entender os efeitos da gravidade reduzida e dos altos níveis de radiação.
 
Para isso, os cientistas não vão plantar os vegetais por lá. O que será feito é adaptar um CubeSat (pequeno satélite em forma de cubo) e transformá-lo em uma estufa, preenchida com ar terrestre e sementes de Arabidopsis, uma planta da família da mostarda.
 
A caixa ficaria sobre a sonda, que também seria responsável por dar a água necessária para a sobrevivência da planta.
 
O teste é importantíssimo para definir se um dia será possível colonizar Marte. “Para ter uma base durável e sustentável em Marte, é necessário primeiro estabelecer se as plantas conseguem crescer por lá”, diz Heather Smith, principal pesquisadora do MPX. Segundo ela, em caso de sucesso, seria possível criar uma base sustentável.
 
No entanto, a proposta ainda não passa disso, já que há um número limitado de instrumentos que podem ser enviados para Marte junto com a próxima sonda. Por enquanto, há 58 propostas na fila de aprovação e, considerando que apenas 10 delas foram lançadas com a Curiosity, que já está no planeta, é bastante provável que muitas destas sejam rejeitadas.
 
A previsão é que a próxima sonda seja enviada para o planeta vermelho em 2020, com previsão de chegada para 2021.
 
Olhar Digital

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados