Roseana Murray é autora de mais de 40 livros, com indicações para o Prêmio Jabuti, o maior prêmio brasileiro de literatura infantil e juvenil, premiação pela Academia Brasileira de Letras e reconhecimento em diversos livros com o selo Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro. Ela está entre as maiores poetas da modernidade de literatura brasileira destinada a crianças e jovens.
Roseana Murray desponta como poeta voltada para o lado menineiro. Ela costuma dizer que não se considera escritora de ficção, apenas poeta. Filha de imigrantes poloneses que vieram para o Brasil fugindo do antissemitismo, atualmente mora em Saquarema, no estado do Rio.
O título de seus livros indica que a poesia está em tudo. “Fardo de carinho” foi o primeiro. Depois vieram muitos outros: “Receitas do olhar”, “Manual de Delicadeza de A a Z”, “Fruta no ponto”. ”Jardins” recebeu o prêmio da ABL-2002 e foi ilustrado por Roger Mello. É poeta que sabe lidar muito bem com as palavras. É capaz de transformar os classificados de jornais em “Classificados Poéticos”, outro título de um dos seus livros.
Em 2010, pela Editora Lê, Roseana Murray publicou “Carteira de Identidade” com ilustrações em preto e branco de Elvira Vigna. Desta vez o título esconde segredos poéticos.
Ferreira Gullar, misto de poeta e crítico literário, considera que a poesia de Roseana Murray “é feita de delicadezas e transparências, como se ela falasse para mostrar o silêncio. E assim a linguagem alcança a condição de pluma ou porcelana”.
Poemas de céu é uma coletânea que traz auroras, sinos de vento e prata, crepúsculo, Via Láctea, sonho, arco-íris, força da gravidade, extraterrestres, constelações distantes, caminho de estrelas – tudo que atravessa e habita o céu, impondo unidade temática. Porém, a janela desses versos não é aberta unicamente para o leitor juvenil, como seria de suspeitar. Alguns poemas são destinados a crianças menores; embora poucos, são eles que deram o tom para o projeto gráfico e a ilustração de Mari Inês Piekas: sem mistério e didaticamente diagramado.