Esportes

‘Não existe corrupção no futebol’, diz Blatter em entrevista

Em entrevista exclusiva à BBC, Joseph Blatter, presidente da Fifa, entidade máxima do futebol mundial, refutou as acusações de que a organização é corrupta.

Ele atribuiu os desvios apontados pelo FBI a condutas isoladas de membros da Fifa.

"A instituição não é corrupta. Não há corrupção no futebol. Há corrupção com indivíduos. Não há uma corrupção generalizada e organizada", disse Blatter. "A Fifa não é corrupta, as pessoas que trabalham nela podem ser."

Em maio, no mais grave escândalo da história da Fifa, sete dirigentes da entidade foram presos na Suíça – entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin – por suspeitas de corrupção envolvendo somas milionárias, lavagem de dinheiro, suborno e formação de quadrilha.

Investigações conduzidas pelo governo americano revelaram um esquema de propinas de US$ 150 milhões (cerca de R$ 500 milhões) que envolveria altos dirigentes da entidade.

No mês seguinte, Blatter – que não foi diretamente citado no escândalo – renunciou a seu mandato, pressionado pelas denúncias. Ele continua no controle da entidade até a realização de eleições antecipadas.

Sobre a renúncia, disse que ela visa "proteger a Fifa".

"Eu posso me proteger, sou suficientemente forte", afirmou à BBC.

Questionado a respeito das suspeitas de desvios envolvendo o Comitê Executivo da entidade, Blatter disse que não pode responder pelos integrantes porque eles são eleitos pelas confederações regionais. "Não são a minha equipe, não sou moralmente responsável por eles", afirmou o presidente.

"No campo, é mais fácil controlar jogadores porque há limites físicos, de tempo, há um juiz. Fora do campo, não há isso.(…) O problema da Fifa – e essa é a reforma mais importante que temos de fazer agora – é a composição do Comitê Executivo, que não é eleito pela mesma entidade que elege o presidente. Tenho um ente governamental que não é eleito pela mesma entidade", afirmou.

Fonte: BBC BRASIL

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos