Se o físico de Rafael Nadal ainda está sob observação devido à seu quadro de apendicite, o espanhol vai dando poucas chances de sofrer com o desgaste. Depois de estrear com vitória em duplo 6/2, o Touro Miúra precisou apenas de apenas 57 minutos para despachar o francês Pierre-Hugues Herbert (120º do ranking) por 2 sets a 0 – duplo 6/1 – e avançar às quartas de final do ATP 500 da Basileia. Na próxima fase, o atual número 3 do mundo vai encarar o vencedor do confronto entre Borna Coric e Andrey Golubev.
Nadal dominou o confronto desde o início. No primeiro set, seu adversário demonstrou muito nervosismo e cometeu seis duplas faltas, aproveitando apenas 33% de seu primeiro serviço. Sem dar chance de quebras, o espanhol ainda quebrou três vezes o saque do francês e fechou em 6/1. O segundo set foi uma repetição do primeiro. Com duas quebras, Nadal ainda salvou um break point no último game para vencer por 6/1 e encerrar o confronto em 57 minutos de jogo.
A apendicite da qual Nadal sofre ainda não o forçou a se ausentar deste final de temporada. O espanhol revelou estar sofrendo as dores antes do Masters 1.000 de Xangai e caiu logo na estreia no torneio chinês. Logo depois da derrota, Nadal afirmou que precisava da cirurgia, mas que não queria deixar de jogar os campeonatos que tinha na agenda. De acordo com o canal espanhol "IB3", o tenista está praticamente fora do ATP Finals, evento que reúne os melhores tenistas da temporada, em novembro, em Londres.
G1