Embalado pelo bom desempenho em 2015, o nadador mato-grossense Luiz Pedro Ribeiro Pereira, mais conhecido como Pepeu Pereira, representará Mato Grosso no 44º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel. Pepeu é o único nadador de Mato Grosso que nada pelo Estado na competição, que começou segunda-feira (17.08) e vai até sábado (22.08), no Parque Aquático do Esporte Clube Pinheiros, na cidade de São Paulo.
Essa é a sexta competição da qual Pepeu Pereira participará neste ano. Para ele, o mais difícil agora é segurar a ansiedade para buscar mais medalhas no Troféu José Finkel – Taça dos Correios.
"Essa é uma competição importantíssima, tenho me sentido muito bem nos treinamentos e estou numa fase muito boa. Nessa competição é onde os melhores do Brasil se encontram e neste ano o nível está bastante alto, com atletas que competiram no Pan, inclusive atletas estrangeiros como a sueca Sarah Sjoestroem”, pontua Pepeu.
Na quinta-feira (20.08), Pepeu nada na prova que é sua especialidade, os 200 metros borboleta e na sexta-feira (21.08), ele encerra sua participação no torneio, quando compete nos 50 metros borboleta. As eliminatórias serão às 10h e as finais ocorrerão às 18h30, no horário de Brasília.
Serão 1086 quedas na piscina de 50 metros durante o torneio. 389 atletas representarão 42 clubes, sendo 170 mulheres e 207 homens. Os donos da casa, o Pinheiros, tem a maior delegação com 71 nadadores, seguidos por Corinthians 60, Minas Tênis Clube 47 e Unisanta 32. Luiz Pepeu é o único nadador de Mato Grosso que representará o Estado pelo Clube Sesi-MT.
O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação leva o nome de José Finkel, em homenagem ao nadador paranaense, que morreu aos 17 anos. José Finkel foi um promissor nadador brasileiro, que era considerado o melhor peitista (nadador especializado em nado de peito) do Estado do Paraná.
Em 1970, ele foi diagnosticado com câncer nos vasos linfáticos e morreu algumas semanas depois. Após isso, ninguém do clube foi treinar mais. No inverno de 1971, nasceu a competição Troféu José Finkel, que era competida em piscina de 25 metros. Mas com o tempo, o torneio ganhou destaque e ganhou a conotação de Brasileiro de Inverno e, esporadicamente, é disputado em piscinas de 50 metros.