Esportes

Nadador representa MT em SP

Embalado pelo bom desempenho em 2015, o nadador mato-grossense Luiz Pedro Ribeiro Pereira, mais conhecido como Pepeu Pereira, representará Mato Grosso no 44º Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel. Pepeu é o único nadador de Mato Grosso que nada pelo Estado na competição, que começou segunda-feira (17.08) e vai até sábado (22.08), no Parque Aquático do Esporte Clube Pinheiros, na cidade de São Paulo.

Essa é a sexta competição da qual Pepeu Pereira participará neste ano. Para ele, o mais difícil agora é segurar a ansiedade para buscar mais medalhas no Troféu José Finkel – Taça dos Correios.

"Essa é uma competição importantíssima, tenho me sentido muito bem nos treinamentos e estou numa fase muito boa. Nessa competição é onde os melhores do Brasil se encontram e neste ano o nível está bastante alto, com atletas que competiram no Pan, inclusive atletas estrangeiros como a sueca Sarah Sjoestroem”, pontua Pepeu.

Na quinta-feira (20.08), Pepeu nada na prova que é sua especialidade, os 200 metros borboleta e na sexta-feira (21.08), ele encerra sua participação no torneio, quando compete nos 50 metros borboleta. As eliminatórias serão às 10h e as finais ocorrerão às 18h30, no horário de Brasília.

Serão 1086 quedas na piscina de 50 metros durante o torneio. 389 atletas representarão 42 clubes, sendo 170 mulheres e 207 homens. Os donos da casa, o Pinheiros, tem a maior delegação com 71 nadadores, seguidos por Corinthians 60, Minas Tênis Clube 47 e Unisanta 32. Luiz Pepeu é o único nadador de Mato Grosso que representará o Estado pelo Clube Sesi-MT.

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação leva o nome de José Finkel, em homenagem ao nadador paranaense, que morreu aos 17 anos. José Finkel foi um promissor nadador brasileiro, que era considerado o melhor peitista (nadador especializado em nado de peito) do Estado do Paraná.

Em 1970, ele foi diagnosticado com câncer nos vasos linfáticos e morreu algumas semanas depois. Após isso, ninguém do clube foi treinar mais. No inverno de 1971, nasceu a competição Troféu José Finkel, que era competida em piscina de 25 metros. Mas com o tempo, o torneio ganhou destaque e ganhou a conotação de Brasileiro de Inverno e, esporadicamente, é disputado em piscinas de 50 metros.  

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos