Nada de Daniel Dias, dono de dez medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos, nem de Terezinha Guilhermina, deficiente visual mais rápida do mundo. Os dois nomes que estiveram presentes no evento de lançamento das Paralimpíadas Escolares foram os jovens Talisson Glock, líder do ranking mundial dos 100m costas, e Lorena Spoladore, campeã do mundo no salto em distância. Os atletas, que surgiram em Jogos de anos anteriores, responderam, nesta terça-feira, a perguntas dos atletas mais novos e tiraram fotos com as crianças e adolescentes que estavam na preparação para o torneio. Glock abalou o coração das meninas, enquanto Lorena comemorou o fato de estar cursando o primeiro ano da Universidade de Direito, em São Caetano.
Os Jogos Escolares contarão com a participação de 600 estudantes, de 12 a 17 anos, de todas as regiões do Brasil, e têm início nesta terça-feira. Talisson Glock, de 18 anos, fez um ótimo Mundial de natação em Montreal, no Canadá, e trouxe para o Brasil duas medalhas de prata. Humilde, rejeitou o status de galã e de garoto-propaganda da competição:
– Olha, acho que garoto-propaganda e galã não, mas fico muito feliz de ser reconhecido por aqui. Os Jogos Escolares são muito importantes, é aqui que tudo começa. Me lembro de eu tirando fotos com o Clodoaldo (dono de 13 medalhas paralímpicas), ele sempre foi meu ídolo – disse o atleta, que foi atropelado por um trem quando tinha 9 anos e perdeu um braço e uma perna.
Com os mesmos 18 anos, Lorena já é campeã mundial do salto em distância, mas pensa no futuro: depois de parar de competir, quer ser promotora:
– Foi aqui nos Jogos Escolares que fui descoberta pelos técnicos. É um evento muito importante. Estou cursando Direito, sempre quis, desde pequena. Quando eu parar, daqui a três paralimpíadas no mínimo, vou trabalhar como promotora – disse a atleta, que é deficiente visual.
As Paralimpíadas Escolares são realizadas desde 2006 e são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para estimular a prática de esportes entre jovens com deficiência e ainda servir como base para os atletas mais novos. Os esportes que serão disputados no evento são: goalball, tênis em cadeira de rodas, natação, bocha, judô e tênis de mesa.
Globo Esporte