Nacional

Na próxima semana Dilma deverá indicar ministro do STF

O tributarista e professor Heleno Torres é o nome mais cotado para ocupar a vaga deixada pelo ministro Ayres Brito, que se aposentou no ano passado. Dilma aguarda o retorno ao Brasil do presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, que está na Costa Rica participando das comemorações do 20º aniversário da instituição do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.  
 
A indicação do próximo ministro do STF vem se arrastando desde o ano passado alimentando as especulações em torno de vários nomes. Heleno Torres, no entanto, foi o únco que conversou com a presidente e conta com apoio do do advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams e do revisor do processo do mensalão, ministro Ricardo Lewandowski. Torrres é pernambucano, tem 46 anos e é professor de Direito Tributário na Universidade de São Paulo (USP).
 
O nome de Torres vazou para a imprensa após um encontro que teve com a presidente no Palácio do Planalto, no início de abril, o que irritou profundamente Dilma Rousseff. Após esse vazamento, o governo decidiu não falar mais no assunto na tentativa de tirar o advogado da mídia. A tática, no entanto, aumentou a especulação e fez surgir vários outros nomes à vaga, mas nenhum outro até o momento se encontrou com a presidente.
 
O novo ministro do STF terá uma função estratégica para o PT na próxima campanha presidencial: o ocupante da vaga será o relator da ação do mensalão tucano, que deverá ter como principal réu o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). O PT espera que esse processo seja deslanchado o mais rápido possível e com isso tirar de sua conta o ônus político do julgamento do mensalão e jogar sob os holofotes da opinião pública  as possíveis mazelas da oposição.
 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus