Com afastamento do campeão Conor McGregor até maio de 2017 para se dedicar à paternidade, o Ultimate Fighting Championship deve promover a disputa de cinturão interino do peso leve. Líderes do ranking da categoria e embalados com várias vitórias seguidas, Tony Ferguson e Khabib Nurmagomedov seriam escalados para o duelo valendo título provisório e o ‘passaporte’ para o confronto com o ‘Notorious’. De acordo com portal russo Izvestia.ru, o combate seria no UFC 209, em 4 de março, em Las Vegas.
Tony Ferguson vem de nove vitórias seguidas no UFC – a última sobre o ex-campeão Rafael dos Anjos, em novembro -, e é o segundo colocado do ranking do peso leve. Assim como Khabib, o norte-americano disparou provocações a Conor McGregor, atual detentor do cinturão da categoria, e fez campanha para ganhar o title shot.
Khabib Nurmagomedov, por sua vez, é o líder do ranking. Invicto na carreira, o russo vem de vitória sobre Michael Johnson, no UFC 205, no início deste mês.
Curiosamente, Nurmagomedov e Ferguson se enfrentariam em abril deste ano. No entanto, o norte-americano se lesionou e foi substituído por Darrell Horcher, que acabou nocauteado pelo russo, no segundo round. Eles também trocaram várias provocações via imprensa e redes sociais e ambos demonstraram vontade do duelo.
Já Conor McGregor decidiu dar uma pausa carreira após fazer história no UFC, se tornando o primeiro lutador campeão em duas categorias ao mesmo tempo. No entanto, ele abdicou do cinturão linear dos penas, que voltou a José Aldo, a quem derrotou com nocaute devastador, em apenas 13seg. O brasileiro deseja a revanche com irlandês e chegou anunciar subida à divisão dos leves para disputa de título interino.
Fonte: SuperEsportes