Mix diário

Nível de política monetária atual da zona do euro é adequado, diz vice-presidente do BCE

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou nesta quarta-feira (22) que vê o atual nível de política monetária da zona do euro como “adequado”. Ele argumentou que as projeções inflacionárias da região, em especial, favorecem sua visão sobre a atual taxa de juros do BCE.

“A evolução da inflação na zona do euro é positiva”, acrescentou Guindos durante evento em Barcelona. Ele citou projeções do banco central que, segundo ele, sugerem um sinal “positivo” para a trajetória de preços na região. O vice-presidente do BCE também apontou que os riscos para a inflação são “equilibrados”.

De acordo com o dirigente, a economia europeia está se comportando “melhor do que esperávamos”, e que os mercados estão “tranquilos com a política fiscal no momento”. No entanto, ele destacou que a guerra entre Rússia e Ucrânia seguem como fonte de incerteza para o continente. “A Europa está em um momento complexo. A prioridade, neste momento, é defesa”, afirmou.

Guindos também destacou que o mundo passa por um momento de “dúvidas” quando à política econômica dos Estados Unidos, maior parceiro comercial da União Europeia (UE), mas não entrou em detalhes.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve