Cidades

Mutirão nacional: Hospital Julio Muller deve realizar mais de 600 exames

ais de 600 exames e procedimentos médicos começam a ser realizados a partir deste sábado (28/05) até o dia 03 de junho no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM-UFMT/Ebserh). Os atendimentos fazem parte do 2º Mutirão Nacional da Rede de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), cujo dia D da ação está marcado para 31 de maio. A estatal, ligada ao Ministério da Educação (MEC), administra o HUJM e outros 38 hospitais universitários do país. Juntos, disponibilizarão mais de 8 mil procedimentos durante os próximos dias.

De 28 de maio (sábado) a 03 de junho (sábado), o HUJM receberá pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) por exames de mamografia, endoscopia, biopsias de tireoide e mama, raio-X de tórax; além de consultas dermatológicas e ortopédicas. 

O superintendente do HUJM, Hildevaldo Monteiro Fortes, explica que o mutirão tem duas finalidades: reduzir a demanda reprimida na rede de saúde pública e dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo hospital em prol da comunidade. “A novidade deste ano é a parceria com as faculdades da UFMT, que possibilitará ações de educação em saúde com a participação dos alunos”, pontua o gestor. Através da parceria com a Universidade, a Gerência de Ensino e Pesquisa preparou diversas atividades de educação em saúde sobre hipertensão, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, lesões de pele, direitos sociais das gestantes, dentre outros.

“Dentro do hospital, tentamos identificar os serviços com uma fila maior de pacientes, aumentando a demanda de serviços possíveis em um curto espaço de tempo. Para não ficarmos presos a agenda do hospital, fomos além do dia 31 e criamos ações antes e depois dessa data para aumentar o número de atendimentos, sem interferir no cotidiano do hospital”, completa Marcial Francis Galera, gerente de Atenção à Saúde do Hospital, ao frisar que os atendimentos já agendados, como exames, consultas e cirurgias serão realizados normalmente.

“A gente sempre ouve falar de mutirão para adiantar a fila. Fico feliz que vai acontecer aqui. Acho muito boa a ideia”, diz Alcebíades Mário de Almeida. O aposentado esteve no HUJM para entregar os documentos da esposa, dona Romana Ferreira de Almeida, que vai fazer uma biopsia de mama. Ela aguarda pelo exame desde 2014.

É importante destacar que todos os pacientes agendados para os exames já estão na fila do SUS e foram encaminhados pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Somente no dia D do Mutirão, 31 de maio, o Hospital terá uma programação aberta de orientações para a população.

Este é o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh. Em todo o país, os 39 hospitais universitários oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida nas unidades e no SUS. Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão incluindo médicos, enfermeiros, demais profissionais da área assistencial e administrativa, entre outros.

Atendimentos agendados do 2º Mutirão
 
350 – Exames de mamografia
100 – Raio-X de tórax
50 – Endoscopia
23 – Biopsias de tireoide
05 – Biopsia de mama
20 – Exame – Coleta de Citologia Cervico Vaginal (CCO)
30 – Consultas dermatológicas
45 – Consultas ortopédicas

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.